top of page
  • Foto do escritorNatalia Miralles

Nossos times: Marketing

No artigo desta semana, Natalia Miralles, Diretora de Marketing, nos conta como a área de Marketing deu seus primeiros passos, de que forma atua em prol da evolução da empresa, fala sobre o crescimento do time e a importância que a área e todo o universo da BDC têm enquanto time para o melhor desenvolvimento do negócio. Boa leitura.



--------------------------------




Philip Kotler, por muitos considerado o pai do Marketing, definiu:



“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”



Marketing vai muito além da publicidade, do branding ou de práticas de relacionamento com o cliente. Na verdade, o Marketing é a soma de tudo isso e muito mais. Todos esses recursos, que são muitas vezes tidos como sinônimos do Marketing, são na realidade, ferramentas usadas para explorar, criar e entregar valor (tal qual diz a definição proferida por Kotler).


Cada empresa, entendendo as complexidades do seu mercado e desejos dos seus consumidores, vai escolher as melhores estratégias e táticas para que a sua marca se destaque – sempre alinhadas aos objetivos do negócio. Lembrando que o Marketing, assim como qualquer outra área, não caminha sozinho. As empresas de maior sucesso são aquelas que conseguem orquestrar suas pessoas em prol de um objetivo em comum, garantindo que todos estejam fazendo a sua parte.


Não adianta, por exemplo, eu entender os desejos do meu consumidor, posicionar e comunicar corretamente a minha marca, e, ao final, ter um problema na entrega ou na qualidade esperada do produto. Todos os times precisam fazer as suas partes para que um negócio seja bem sucedido. E a missão da equipe de Marketing aqui na BigDataCorp é a de garantir que a área cumpra o seu papel neste emaranhado estratégico que é a nossa super Datatech!


Aqui na BDC, o time de marketing é o guardião da nossa marca. Ela é a nossa maior e mais exigente cliente. Trabalhamos todos os dias para levar ao mercado ativações que representem tudo o que a BigDataCorp é, apoiando clientes, parceiros e outros interessados deste grande ecossistema que é o universo dos dados - além do próprio time com suas demandas internas.


Cheguei na BigDataCorp em 2016, três anos após a fundação oficial da empresa, em 2013. Minha missão era iniciar um trabalho com a marca, moldando, polindo e trabalhando uma BDC criada por desenvolvedores. Com um orçamento curto, mas muita vontade, demos o primeiro passo com um projeto de branding bem caseiro, seguido da criação de plataformas para melhor comunicar a marca: um site, apresentações de apoio à vendas, presença em redes sociais, entre outros. Um “pequeno passo” no universo do Marketing, mas um grande salto quando olhamos para o que era feito até então.


De lá para cá, 7 anos depois, fizemos muita coisa. Testamos caminhos, repensamos, aprendemos, crescemos e seguimos evoluindo dia após dia. Em 2022 eu ganhei mais recurso e com esse orçamento extra, não só ativei várias coisas que sempre quis fazer para a marca (como um rebranding total), como comecei a montar meu dream team! Hoje somos três pessoas diretamente engajadas com essa marca incrível que é a BDC, além de termos suporte das melhores agências do mercado.


Uma marca não se constrói de um dia para o outro. Ela é a soma de vários esforços, feitos de forma consistente, ao longo de muitos e muitos anos. Para todos aqueles envolvidos neste universo do Marketing: aproveite a jornada. Abra a janela, lembre-se de todos os caminhos percorridos até então, permita-se comemorar tudo o que já foi conquistado, e acredite que um futuro brilhante está à espera.




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page