top of page
  • Foto do escritorJuliana Tintino

Nossos Times: Financeiro

No artigo desta semana, Juliana Tintino, Analista de Contas a Pagar, nos conta como a área de Finanças atua, quais são as partes envolvidas neste processo e como o trabalho em equipe faz com que tudo se torne mais leve e propício para o desenvolvimento da empresa. Boa leitura!



--------------------------------




Ahh olha eu aqui de novo!! Hoje vou falar sobre um dos temas que brilha meus olhos quando falo, minha área de atuação: Finanças. É um prazer enorme poder trazer informações sobre esse timaço do qual faço parte!


Nunca me esqueço quando a oportunidade de trabalhar no financeiro surgiu em minha vida. Foi por volta dos meus 20 anos, quando um diretor da empresa que eu trabalhava na época me convidou para fazer parte do time. Na época até pensei, “meu deus acho que ele está doido, me tirar do comercial para trabalhar no financeiro” rsrs. Como eu tento nunca deixar a oportunidade passar e agarrar todas as que aparecem em meu caminho, aceitei com o coração na mão. Foi quando descobri que aquilo era para mim, que era aquilo que queria para minha vida, que era aquilo que realmente sabia fazer e não largaria nunca mais. Sim, foi paixão à primeira vista hahaha.


Eu tenho o seguinte lema em minha vida: precisamos estar bem com nós mesmos, bem espiritualmente, bem no amor e bem profissionalmente. Eu, por exemplo, posso dizer que estou muito bem e realizada profissionalmente, pois trabalhar com o que gosto e ainda por cima na Big - que é uma empresa onde estamos constantemente evoluindo, aprendendo, nos ajudando, quebrando paradigmas, superando desafios e sendo estimulados diariamente a trazer novas ideias para mesa. Além disso tudo, ainda temos um ótimo relacionamento entre as equipes, sempre com muita ética, respeito e carinho. Dessa forma descrevo também a área de Finanças da BDC, que me acolheu como uma profissional e como uma amiga, me sinto em casa, sinto que aqui tenho minha segunda família.


A área Financeira não é só resumida em recebimentos e pagamentos, vai muito além, Finanças é o coração da empresa, é uma área crucial que desempenha um papel essencial para o sucesso do negócio. Para vocês entenderem melhor, vou explicar um pouquinho mais sobre as áreas de atuação dentro do timaço que trabalho todos os dias.


Tesouraria: responsável pela gestão de riscos da empresa, gerenciando gastos e receitas com o objetivo de manter a situação financeira com a maior liquidez, gerenciando a atividade de investimento da organização para tomadas de decisões.


Contas a Pagar: responsável por fazer o controle das obrigações financeiras assumidas pela empresa, controlando as saídas do caixa, além de registrar e analisar todos os documentos emitidos para a organização.


Contas a Receber: responsável por garantir o maior recebimento possível de seus clientes, acompanhando inadimplência, cobrança e faturamento para melhor resultado de entrada de valores no caixa da organização.


Contabilidade: seu objetivo é avaliar o patrimônio e a realidade econômica da empresa, permitindo que o planejamento e controle adequado dos recursos financeiros estejam corretos para tomadas de decisões.


Planejamento Financeiro: um dos papéis fundamentais dentro da área financeira, é responsável por traçar planos e metas para o negócio e analisar diversos aspectos para que tudo ocorra conforme o desejável e os objetivos da empresa sejam alcançados, nele se aplica a grande atividade orçamentária.


Controle Interno: garante que a visualização das despesas seja feita diariamente, promovendo o cumprimento do planejamento e das políticas internas.


Auditoria Interna: garantir a autenticidade dos registros, fornecer credibilidade às demonstrações financeiras e identificar irregularidades no controle interno fazendo recomendações para melhorias nos procedimentos.


E como já dito, o time do financeiro possui muitos atributos e atividades, porém, mesmo com tudo isso e mais um pouco, a área financeira da BigDataCorp é leve, pois o trabalho em equipe é sensacional e primordial.


Por esse motivo sou grata por todo caminho já trilhado até aqui e que ainda irei trilhar dentro da Big, pois sou motivada todos os dias por saber que sou uma Bigger e que mesmo sendo um pontinho no meio desses profissionais maravilhosos, eu também contribuo para o crescimento dessa empresa tão humana e visionária.


Para finalizar, não posso deixar de falar do carinho enorme que tenho por essa equipe composta de pessoas maravilhosas que são: Dayana Misso, Adriana Scapolan, Marcos Freitas, Igor Finzch e Mady Araguez.


Obrigada à minha equipe, a todos os outros Biggers e à empresa, e até a próxima! :D




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page