No artigo desta semana, Rafael Adnet, Gerente de Produtos, traz um pouco de sua trajetória dentro da BDC e fala sobre o dia a dia da área de Produtos. Conheça mais sobre como atua o time que está sempre em contato com novas tecnologias e soluções para o mercado. Boa leitura!
--------------------------------
Prazer, me chamo Adnet!
Minha trajetória com a BigDataCorp começou em 2014, quando passei no processo seletivo de estágios. Na época a empresa, ainda uma startup recém-fundada, não tinha mais que 10 colaboradores, mas a cultura inovadora e humana que nos guia até hoje já estava lá. Percebi de cara que aquele era um lugar especial em todos os sentidos, pessoas acolhedoras, extremamente inteligentes e que não deixavam ninguém para trás. Me senti parte de “algo maior” pela primeira vez na minha vida, com a oportunidade de crescer profissionalmente e, ao mesmo tempo, trazer através da tecnologia impactos transformadores para a sociedade.
Ao longo de um ano e meio conciliando a faculdade com a vida de estágio, recebi uma carga de conhecimento gigantesca e evolui muito nesse período, o que, sem dúvidas, demoraria vários anos se eu não estivesse dentro de um ambiente tão rico e plural. Fui efetivado como desenvolvedor e continuei crescendo, com o passar do tempo desenvolvi soft skills que só o dia a dia de uma empresa preocupada com a evolução dos seus colaboradores consegue entregar. Cresci não apenas profissionalmente, mas também no pessoal. Aqui conheci alguns dos meus melhores amigos, alguns, que inclusive, se tornaram meus padrinhos de casamento anos depois.
Com os anos fui afunilando cada vez mais minha vocação, aprendendo e me apaixonando por criar, manter e evoluir produtos. Me especializei e virei Product Manager do BigID, o produto de validação de identidade e antifraude que eu ajudei a construir praticamente do zero. Constitui a primeira equipe de desenvolvedores do produto e, com a ajuda de pessoas brilhantes, conseguimos expandi-lo em um nível nunca visto antes, agregando cada vez mais valor e ajudando grandes empresas a resolverem seus problemas com validações de identidade.
Em março de 2021 fui convidado a assumir mais um desafio, assumindo igualmente a gerência de outro produto da empresa, o BigBoost, que, é claro, aceitei com muita animação e frio na barriga, pois sabia que o desafio que me aguardava era grande. Trabalhei intensamente nos meses seguintes, sempre focado em trazer melhorias para os produtos e para as equipes de desenvolvimento. Montamos e executamos projetos incríveis e super importantes para o futuro da empresa. Hoje, gerenciando duas grandes equipes, posso dizer que estou em um momento ímpar da minha vida.
A equipe de Produtos
Aqui, na área de Produtos, estamos constantemente em busca de aprimorar nossas soluções. No dia a dia, os desenvolvedores que trabalham nas equipes de produtos estão sempre em contato com as tecnologias de ponta e com as mais diversas linguagens, onde utilizamos os stacks tecnológicos mais coerentes com o que estamos criando, mantendo ou melhorando.
Nossos times possuem uma enorme liberdade criativa e incentivo ao protagonismo, que não se vê em qualquer empresa. Desde os projetos maiores, até as tarefas de rotina, buscamos sempre envolver todos da equipe, para que colaborem e tragam o máximo possível de ideias que nos ajudem a tomar as decisões e a caminhar com as melhorias.
A pessoa que trabalha na área de Produtos é continuamente estimulada com desafios de inovação. Aqui, todos fazem parte de uma construção coletiva para que o produto entregue cada vez mais valor no mercado onde está inserido, tornando o trabalho sempre dinâmico e instigante. Definitivamente, a monotonia passa longe do que fazemos.
Para além das tarefas, eu sempre digo que a área de Produtos é um “ponto de encontro” ou um grande “hub”, onde praticamente todas as áreas da empresa tem algum tipo de contato. Aqui interagimos com áreas que vão desde o Comercial até a Infraestrutura, passando pelos times de Negócios, Captura, Qualidade, Suporte, Financeiro, Marketing, Pessoas e vários outros. Essa pluralidade de trocas é um dos fascínios que tenho pela área e, sem dúvidas, uma das coisas que mais alavanca o desenvolvimento profissional de quem está aqui dentro, esse intercâmbio de ideias e backgrounds com pessoas tão diversas é extremamente enriquecedor.
Diante de tudo isso, sou muito grato por todo o caminho que trilhei nessa jornada na BigDataCorp, tenho um orgulho imenso de dizer que participei da construção e faço parte do time de Produtos da nossa empresa e sou verdadeiramente feliz de saber que pude contribuir, nem que seja um pouco, no crescimento profissional daqueles que fazem parte dos times que gerencio.
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!
Comments