No artigo desta semana, Tainá Carvalho, Especialista de Recrutamento, conta sobre a sua história e como ela chegou até aqui, passando pelos desafios e vitórias alcançadas nesse momento da sua vida e carreira. Vem com a gente!
--------------------------------
Minha trajetória
Inicie minha trajetória profissional em 2014. Meu primeiro desafio foi um estágio em uma multinacional de desenvolvimento de softwares para gestão de Recursos Humanos. Nela eu tinha como meta apoiar as empresas clientes nos processos de RH contratados. Fiquei por quase 2 anos nessa empresa. Foi nela que eu descobri a minha vocação, e aquilo que eu gostaria de fazer.
Os anos se passaram, me formei em RH pela FATEC-SP e, depois desse primeiro mergulho através do estágio, tive a oportunidade de trabalhar em várias startups – muitas delas early-stage, ou seja, em estágio inicial de desenvolvimento – e me aprofundar naquilo que me preenchia: recrutamento e seleção.
E enquanto ia aprendendo e me aprofundando na área, resolvi me especializar em recrutamento e seleção para tecnologia: um grande desafio, especialmente para quem é de humanas (rs). Entender os conceitos sobre linguagens de programação, bancos de dados, arquitetura de software, entre tantos outros conceitos e terminologias é sair muito da minha zona de conforto. Foram muitos cursos, pesquisas, podcasts, artigos e qualquer outro conteúdo para eu conseguir ter o mínimo para entrevistar e manter uma conversa com uma pessoa de desenvolvimento (e claro, até hoje eu aprendo muito com cada entrevista e gestor).
Desafios sem fim!
Dos diferentes projetos em que tive a oportunidade de participar, um dos mais expressivos foi poder colaborar com a construção de um time de tecnologia que apoiaria na construção de um banco digital. Um projeto ambicioso que me trouxe vários desafios interessantes. Foi nesta ocasião que tive a oportunidade de liderar pela primeira vez: na época algo muito difícil para mim, mas que consegui vencer graças aos meus líderes, que me guiaram e ensinaram pelo exemplo.
No final de 2019, entendendo que seria benéfico para minha carreira, decidi que gostaria de fazer uma especialização fora do Brasil. Comecei a pesquisar as oportunidades e me planejar para passar alguns meses fora quando, em 2020, fomos impactados pela pandemia da COVID-19. Todos os planos foram abortados.
Foram meses de incertezas e inseguranças globais, um período muito difícil para todos: muitas empresas fechando e famílias perdendo o seu sustento de um dia para o outro – fora, obviamente, as mortes descontroladas. Durante esse período, me voltei para entender como poderia ajudar as pessoas em tempos caóticos dentro das organizações. Foi um tempo de redescobrimento pessoal e profissional: entendi que equilíbrio, autonomia e protagonismo eram valores essenciais para que eu me mantivesse motivada, produtiva e me sentisse feliz no trabalho.
Virando BIGGER!
Foi quando, no final de 2020, recebi o convite da BigDataCorp para ser a pessoa responsável por liderar a área de recrutamento e seleção - mesma época em que meu marido recebeu um convite para ir trabalhar na Alemanha.
Parecia mentira (ainda acho que estou sonhando): minha tão sonhada oportunidade de estudar e morar fora tinha surgido juntamente com a oportunidade de entrar em uma empresa que dizia me proporcionar tudo o que eu estava buscando: equilíbrio, autonomia e protagonismo em minha carreira. O melhor dessa equação era o modelo de trabalho da BDC: remote first – que me possibilitaria trabalhar de qualquer lugar.
Aceitei a oferta e entrei na BigDataCorp em Janeiro de 2022 para assumir um desafio gigante em um momento de muitas mudanças simultâneas. Confesso que o medo bateu forte: parecia um projeto maior do que eu estaria preparada naquele momento, mas meus líderes sempre acreditaram em mim e abriram caminhos para eu pudesse entregar os resultados que estamos colhendo mês após mês.
Até agora, foram 7 meses de aprendizados contínuos, seja sobre o nosso negócio, sobre a liderança e nossas demandas. Estou muito feliz em fazer parte de uma empresa que genuinamente se importa com as pessoas. Aqui todo mundo tem espaço para aprender, se desenvolver e crescer. Aqui cultivamos o trabalho em equipe e respeito mútuo.
E eu, que moro fora e enfrento situações que a gente nem imagina antes de sair do país, ter a flexibilidade e poder ser transparente com os gestores com relação às minhas entregas, não tem preço. Esse tipo de prática sinaliza para mim que os valores da empresa são, de fato, aplicados na prática.
A BDC é um lugar que eu jamais imaginei que existiria, me sinto realizada e privilegiada em fazer parte disso tudo. Aos que me acompanham meu obrigada e que venham mais e mais projetos e realizações.
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!
Comments