top of page
  • Foto do escritorRafael Adnet

Vida de Bigger: Rafael Adnet

No artigo de hoje, Rafael Adnet, Gerente de Produtos, fala sobre sua trajetória profissional, desde o início da sua jornada na BDC, em 2013, como estagiário, passando por diversas áreas, desafios, e projetos, até assumir a posição que atua hoje. Inspire-se nessa história e boa leitura!



--------------------------------




Olá, meu nome é Rafael Adnet, trabalho na BigDataCorp há 10 anos e vim aqui contar um pouco da minha trajetória para vocês.


Comecei a trabalhar muito cedo como pesquisador em laboratórios da PUC-Rio, durante esse tempo sempre tive uma curiosidade muito grande de como seria estar em uma empresa de mercado, foi então que surgiu em 2013 a oportunidade de tentar uma vaga na BigDataCorp, um local que, na época, era apenas uma pequena startup. No dia da entrevista cheguei cedo, exageradamente arrumado (típico de estagiário neurótico) e me deparei com um escritório que não devia ter mais de 25 metros quadrados, com duas grandes mesas sem paredes divisórias e com adesivos gigantes de naves do Star Wars e da série Firefly na parede e no teto, como bom nerd me apaixonei de imediato pelo ambiente. Até hoje não sei exatamente como, mas passei no processo seletivo e duas semanas depois eu já estava trabalhando lá.


Fui um estagiário "coringa", assim como todos que trabalham em uma pequena startup. Nessa época o conceito de full-stack não era muito difundido, mas posso dizer com certeza que senti ele na pele, se tivesse sido um pouco esperto acho até que poderia ter escrito um livro sobre isso e ter ganhado uma grana (rsrs). Eu fazia um pouco de tudo, começava o dia passando o café sagrado de todas as manhãs na copa, depois sentava no PC e programava back-end, front-end, mexia com os bancos de dados, planejava e executava arquiteturas de infra em nuvem, criava sistemas internos e participava de reuniões com clientes - os felizes e os nem tão felizes assim. Aprendi e amadureci em um ritmo frenético, fui catapultado de uma mentalidade de jovem em construção para uma mentalidade de adulto produtivo, sempre orientado pelos fundadores da empresa com muita maestria. Depois de um ano e meio, fui efetivado como desenvolvedor jr.


Durante os anos seguintes tive a oportunidade de trabalhar em diversos projetos grandes e desafiadores, aprender com pessoas incríveis e evoluir minhas habilidades técnicas e de liderança. Fui crescendo junto da empresa, sentido junto dela as felicidades e as dores do crescimento. Em dado momento uma nova oportunidade surgiu e assumi um pequeno sistema de KBA (questionário antifraude) e fui trabalhando nele, transformando-o aos poucos em um ecossistema de ferramentas antifraude. Alguns anos depois nascia ali um produto completo, o BigID, nele aprendi muito, com o tempo contratamos novos desenvolvedores que me ajudaram a crescer ainda mais o produto e levá-lo a um nível de liderança de mercado. Aprendi novas habilidades de gestão de pessoas e projetos e com o tempo fui aperfeiçoando e me especializando em produtos digitais, aprendendo a como criar e gerir produtos da melhor forma.


Mais alguns anos se passaram e fui assumindo mais responsabilidades e liderando equipes diferentes. Em 2021 fui convidado a liderar também a equipe de desenvolvimento da Plataforma de Dados da BDC, o que possibilitou a abertura de um leque gigante de novos desafios. O apoio e confiança dos meus colegas e gestores foram fundamentais para minha evolução. E agora, como Gerente de Produtos, tenho a oportunidade de contribuir para a formação de novos talentos, além de liderar projetos de grande impacto para a empresa e para a sociedade.


Hoje vejo que essa oportunidade de crescimento que tive aqui dentro da Big está diretamente conectada com a cultura da empresa, que sempre incentivou o aprendizado contínuo e a inovação, o que me motivou a buscar novos desafios e sempre ir além.

Enfim, estou muito feliz e grato por fazer parte desse time incrível de Biggers. Sinto que tenho um propósito aqui e que posso continuar contribuindo com o crescimento e evolução da empresa, das pessoas e para o avanço da tecnologia. Que venham mais anos e novos desafios!





>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page