top of page
  • Foto do escritorThaís Biancatti

Torne sua experiência no modelo remoto mais proveitosa! #Ficaadica ;)

No artigo desta semana, Thaís Biancatti, Analista de Marketing, compartilha dicas valiosas para tornar a experiência do trabalho remoto e flexível mais proveitoso, tanto para quem já trabalha neste modelo, quanto para quem está iniciando sua jornada no formato remoto e flexível. Confira também a visão da Bigger sobre como é fazer parte de uma empresa que atua dentro deste modelo. Boa leitura!



--------------------------------



Trabalhar de forma 100% remota e ter a oportunidade de atuar em horários flexíveis é algo que, sem dúvidas, gera muitos benefícios para os colaboradores. Com este modelo de trabalho, nós, como trabalhadores, podemos organizar nossas vidas olhando para o todo, sem a pressão de das 8h às 18h a Thaís “CPF” não poder se manifestar, para dar espaço somente a Thaís “crachá”. Ainda que seja necessário criar uma rotina de trabalho, com os horários em que sua dedicação e foco estarão voltados para a empresa, também é possível dar uma pausa nas demandas para resolver algo pessoal importante, ou trabalhar num horário alternativo em um dia que não conseguiu ser tão produtivo. Tudo dependerá da sua organização e responsabilidade!


É claro que, ainda que tenhamos a oportunidade de equilibrar todos os pontos da nossa vida como uma pessoa única - pessoal e profissional -, para alcançarmos um bom desempenho no modelo remoto é primordial termos e usarmos, antes de qualquer coisa, o bom senso. Não vá achar que por não ser obrigado a estar num escritório todos os dias batendo ponto, ganhou um “passe livre” para trabalhar “quando dá tempo e vontade”, sem seguir uma rotina com metas e entregas. Pelo contrário, neste modelo é necessário ter ainda mais organização, metas definidas, habilidade de auto gestão e um olhar crítico para prioridades.


organização para modelo remoto e flexível de trabalho

Se você é uma pessoa que já trabalha de forma remota e flexível, ou busca por empresas que oferecem este modelo de trabalho, veja as dicas que preparei para ajudar a melhorar sua experiência de trabalho:


  • Estabeleça uma rotina: mesmo com horários flexíveis, é importante ter uma rotina consistente. Busque ter um horário regular para começar e terminar o trabalho, assim como intervalos para descanso e refeições. Saiba usufruir da flexibilidade de horários, sem deixar que isso impacte em suas entregas ou faça você perder o foco.

  • Tenha um espaço de trabalho dedicado: crie um espaço de trabalho ergonômico e livre de distrações em sua casa. Isso ajuda a separar o ambiente de trabalho do ambiente doméstico, facilitando a concentração.

  • Comunique-se regularmente: mantenha uma comunicação clara e frequente com sua equipe e líderes. Utilize as vídeo chamadas, mensagens instantâneas e e-mails, o importante é zelar por um bom alinhamento e trabalho em equipe.

  • Estabeleça metas e prazos claros: defina metas e objetivos claros para si mesmo e para sua equipe. Estabeleça prazos realistas e trabalhe para cumpri-los, mantendo-se responsável pelo seu trabalho.

  • Mantenha-se conectado socialmente: apesar da distância física, é importante manter conexões sociais com colegas de trabalho. Participe de chamadas de vídeo informais, encontros virtuais ou grupos de bate-papo para manter o senso de comunidade e pertencimento.

  • Pratique o autocuidado: reserve tempo para cuidar de si mesmo, seja praticando exercícios físicos, meditação, hobbies ou simplesmente relaxando. O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é fundamental para evitar o esgotamento.

  • Aprenda a gerenciar seu tempo: utilize técnicas de gestão de tempo, como a técnica Pomodoro, para maximizar a produtividade e evitar a procrastinação. Estabeleça prioridades e concentre-se nas tarefas que estão sendo realizadas.

  • Busque feedback regularmente: peça feedback regularmente de seus colegas e líderes para identificar áreas de melhoria e garantir que suas expectativas estejam alinhadas com as da empresa.

  • Esteja aberto a ajustes: esteja aberto a ajustes e adaptações de rotina conforme necessário. O trabalho remoto e com horário flexível pode exigir algumas experimentações para encontrar o que funciona melhor para você.


O modelo de trabalho 100% remoto e com horário flexível carrega consigo inúmeros benefícios, mas também exigem responsabilidade. Encontrando a melhor forma de seguir seu dia a dia, só temos a ganhar trabalhando dentro deste modelo. Como experiência própria, é nítido o quanto meu engajamento e desempenho melhoraram trabalhando desta forma, pois sinto a confiança que a empresa tem sobre mim e meu trabalho, além de conseguir ter muito mais foco em minhas demandas e, por não sentir aquela pressão de ter que estar 100% do tempo produtiva e rendendo o máximo, consigo trabalhar muito mais relaxada, sabendo que posso - e até sou incentivada - a fazer pausas, mudar de ambiente, entre outros, e retornar depois, fazem com que eu renda mais e produza muito melhor. 


Espero que compartilhar estas dicas e um pouco da minha experiência, possa ajudar ainda mais profissionais a tirarem o melhor proveito do trabalho remoto e flexível, e que, com isso, encontrem o equilíbrio e tenham cada vez mais uma vida de qualidade.




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page