top of page
  • Foto do escritorThaís Biancatti

Novembro Azul: uma conscientização que salva vidas!

No artigo desta semana, Thaís Biancatti, Analista de Marketing, fala um pouco sobre a campanha Novembro Azul, além de trazer dicas, práticas e informações sobre o cuidado e combate ao câncer de próstata. Boa leitura!




--------------------------------




Assim como setembro e outubro, novembro também vem acompanhado de uma cor e uma causa maior: o novembro azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. A campanha de conscientização teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos decidiram deixar os bigodes durante o mês de novembro como forma de espalhar e dar visibilidade à causa. No ano seguinte, foi criada a Movember Foundation – junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”) – uma organização sem fins lucrativos que visava arrecadar dinheiro para auxílio no tratamento de câncer de próstata.


Nos anos seguintes, a campanha se espalhou para outros países, chegando ao Brasil em 2008. Desde então, órgãos públicos, empresas privadas e a comunidade como um todo, adotaram novembro como o mês oficial para a conscientização aos cuidados da saúde masculina, em especial, ao combate ao câncer de próstata.


No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens todos os anos. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, no entanto, é recomendado que homens que possuam fatores de risco façam regularmente os exames a partir dos 45 anos, e homens sem fatores de risco, a partir dos 50 anos. Conheça os fatores de risco:


  • histórico familiar de câncer de próstata;

  • sobrepeso e obesidade;

  • homens negros têm maior incidência deste câncer.


Na fase inicial, geralmente o câncer não apresenta sintomas e, quando algum sinal começa a aparecer, cerca de 95% já estão em fase muito avançada, o que dificulta o tratamento e cura. Por isso é extremamente importante que os homens procurem o médico e mantenham os exames em dia, mesmo que não identifiquem nenhum sintoma.


Manter a saúde mental e corporal em dia, praticar exercícios físicos, ter uma dieta saudável e equilibrada, além de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, diminui o risco de várias doenças, inclusive do câncer de próstata.


Aqui na BigDataCorp, apoiamos e disseminamos conhecimento sobre causas como o Novembro Azul, Outubro Rosa e Setembro Amarelo, porque entendemos que o ser humano é o centro da nossa empresa e os cuidados com a própria saúde são fundamentais. Aqui, procuramos sempre iluminar esses temas, a fim de conscientizar e cuidar das pessoas, além de cultivarmos uma rotina de trabalho equilibrada e transparente.


Vale ressaltar que, com nosso plano de saúde, todos os colaboradores e familiares podem realizar consultas e exames sempre que necessário. Por isso, não deixe de se cuidar e cuidar de quem é importante para você. Compartilhe este artigo com seu pai, filho, marido, avô e amigos, e faça parte você também desta causa em prol da saúde masculina.



>> Quer fazer parte do time?


Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!


24 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page