top of page
  • Foto do escritorLeandra Barbejat

I Can Get Satisfaction

No artigo desta semana, Leandra Barbejat, nossa Bigger honorária cobrindo a licença maternidade da Natalia Miralles, fala sobre três pilares importantes para as pessoas colaboradoras e para o sucesso das empresas: motivação, satisfação e engajamento. Ao longo do texto, ela traz seu olhar e experiência sobre como alcançar e proporcionar estes pontos, partindo da vontade de fazer acontecer cada um de nós, além da participação da empresa para que esta fórmula seja positiva para ambos os lados. Boa leitura!



--------------------------------



Mesmo antes da era do trabalho remoto já sabíamos que a satisfação dos colaboradores desempenha um papel fundamental na produtividade e no sucesso de uma empresa. Não há como negar que a fórmula é simples: pessoas felizes e que se sentem valorizadas = pessoas satisfeitas, engajadas e motivadas. Agora, se nem o Mick Jagger em 60 anos de carreira rebolativa conseguiu alcançar a bendita, quem sou eu pra me atrever? Mas sim, a satisfação é possível e está muito mais perto do que parece.


Passei mais de 15 anos numa busca incessante por meus objetivos de carreira, mergulhada de cabeça na dinâmica das multinacionais, sabendo de cor e salteado meus próximos passos e como fazer para ter sucesso em cada um deles.


Tudo isso me levou a um aprendizado que busco ter sempre em mente: o segredo está nos detalhes, nas coisinhas aparentemente desimportantes. Enquanto estamos na busca por algo grandioso, por esse eldorado que está lá na frente (spoiler: ele nunca chega), perdemos o brilho do que realmente faz o nosso dia a dia ser prazeroso.


Seja uma reunião desafiadora que nos saímos bem, uma troca de insights com colegas, uma etapa de uma tarefa concluída, um momento de descontração com o time, ou seja aquele café quentinho com nosso pet pra respirar no meio de tudo isso. Cada instante é uma oportunidade para a gente parar, reconhecer nosso esforço, apreciar nossa evolução e celebrar nossas conquistas.


E é exatamente daí, de cada pequena pecinha desse quebra cabeça gigante, que vem a motivação diária para seguir adiante. Sim, a motivação também precisa partir de nós. Motivação é uma construção conjunta, em que tanto a empresa quanto o profissional precisam trabalhar juntos para criar um ambiente satisfatório e motivador. Mas uma dica que deixo é: se torna muito mais simples e efetivo quando nós somos os detentores desse processo e assumimos a frente de encontrar, nos detalhes, a motivação para uma vida mais equilibrada e feliz.


Quando falamos de engajamento, olhando pelo lado da empresa, há diversas formas de promover e receber, como ações e campanhas envolvendo os times. Mas devemos, antes de tudo, colocar em prática uma cultura de cuidado e atenção com o desenvolvimento do time. Valorizar para ser valorizado, é assim que o crescimento saudável acontece.


Já olhando pelo lado dos colaboradores, devemos buscar participar das frentes propostas pela empresa, dos momentos dedicados à integração e aproximação dos times. É importante que a gente valorize os esforços que a empresa faz para nos manter em um ambiente que, para além dos benefícios tradicionais, se preocupa em tornar nosso dia a dia mais atrativo e equilibrado.


Como vocês já devem imaginar: somos nós as peças mais importantes dessa equação, especialmente numa dinâmica em que nosso trabalho está dentro da nossa casa. A flexibilidade e autonomia oferecidas pelo trabalho remoto permitem que estejamos mais próximos desse equilíbrio possível, de uma vida pessoal/profissional que valha a pena ser vivida.


Deixo aqui então meu convite pra vocês: na próxima vez que estiverem imersos na loucura da execução, atrás de objetivos ambiciosos, fritando na frente do computador deem uma pausa, respirem, lembrem das miudezas e das coisas boas que podemos desfrutar nos dias de hoje!




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


33 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page