top of page
  • Foto do escritorTainá Carvalho

Como funciona nosso processo seletivo?

No artigo desta semana, Tainá Carvalho, Coordenadora de Pessoas, fala sobre como funciona o processo seletivo da BDC, dá dicas de como se sair bem nas etapas e traz um pouco sobre os avanços que a área tem feito em prol de um processo mais assertivo! Saiba mais sobre o assunto e compartilhe com seus colegas. Boa leitura!



--------------------------------



Estamos sempre em busca de pessoas talentosas e apaixonadas pela cultura de dados. Ao longo do tempo, notamos o quanto um processo seletivo tradicional pode ser exaustivo na busca por talentos incríveis. Assim, meu papel aqui na BigDataCorp é justamente esse: criar um processo disruptivo, justo e inclusivo para todos.


Vamos do início:


Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que um bom processo seletivo para nós é aquele que tanto a pessoa candidata, quanto a pessoa responsável pela contratação se sintam confortáveis, inclusas e que saibam de sua importância em cada etapa. Iniciamos o ano com a meta de melhorarmos nosso processo seletivo e a experiência dos candidatos. Para isso, estamos estudando ferramentas, modelos e trocando experiências com outras empresas para enriquecer nossos conhecimentos. Aqui na BDC, não concordamos com aquele processo seletivo lento, com pouca visibilidade e maçante (com váaarias etapas intermináveis), mas sim, buscamos desenvolver um “novo” jeito, que seja mais claro e bom tanto para o nosso time, quanto para a pessoa candidata.


O nosso principal foco no processo seletivo é descobrir se a pessoa candidata possui as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel. Além disso, e não menos importante, investigamos sobre a sua aderência aos nossos valores, o chamado “fit de cultura”.



Como funciona nosso processo seletivo?


Ninguém gosta de perder tempo, não é mesmo? Por isso, nós estamos cada vez mais diretos e objetivos em nosso processo, mas sem deixar de lado a importância e as etapas necessárias.


Temos assessments de fit de cultura e estilos de trabalho, que servem tanto para autoconhecimento, quanto para nos auxiliar a identificar um talento aderente ao que nós acreditamos e fazemos, o que faz com que o processo de contratação seja direto e feito de maneira sistemática.


Após esta etapa, iniciamos uma sequência de no máximo 3 momentos, um com a área de Pessoas, um case técnico e outro com o time responsável pela vaga, e claro, totalmente virtual - afinal #RemoteFirst faz parte da nossa cultura.


Todo esse processo serve para você, pessoa candidata, tirar dúvidas, entender melhor nossa dinâmica e dia a dia, e nós também conhecermos mais sobre você, sua trajetória, contribuições e como você trabalha.


Este é o início da nossa jornada juntos, o que é muito importante para criarmos laços e você, pessoa candidata, ter clareza que aqui é o lugar que gostaria de estar e trabalhar. Por isso incentivamos que você questione tudo o que for pertinente, estude sobre a nossa empresa, cultura, valores e dinâmica do dia a dia.



Alguns conselhos como especialista de recrutamento e seleção:


É um desperdício de tempo você fazer um currículo muito exagerado. Nós não nos preocupamos com isso. Queremos saber como você “funciona na prática”.

Um LinkedIn mais singelo, porém completo, já é o suficiente, por exemplo. Porque o que buscamos não está no “papel”, queremos ver na prática, com nossos próprios olhos.


Como assim Tainá?


Muitas pessoas candidatas estão mais preocupadas em fazer pitches bonitos, do que trazer as ações. Então, em nosso processo não vai adiantar você falar: “adoro trabalhar em equipe” ou “sou muito bom em liderar pessoas”, precisamos te conhecer melhor - por isso a importância das etapas citadas acima - para comprovar isso.


Por fim, é importante você se preparar para os principais parâmetros nos nossos processos:

  • Te conhecer e conhecer sua forma de trabalhar

  • Você estar aderente a nossa cultura

  • Sua experiência, habilidades e credibilidade


Portanto é muito importante que você seja você mesmo, esteja interessado na BigDataCorp, tenha valores que façam sentido com os nossos e que esteja realmente disposto a se juntar ao time e acreditar no que fazemos.


Estamos no início de uma jornada incrível, e sempre que puderem e quiserem, deem seus feedbacks para nós, eles são muito importantes para aprimorarmos ainda mais nosso trabalho. Um processo seletivo é construído a quatro mãos (empresas + pessoas candidatas), e trabalhamos diariamente para conseguir entregar o melhor para todos.



>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page