top of page
  • Foto do escritorThiago Mello

BDC é sinônimo de referência tecnológica

No artigo desta semana, Thiago Mello, nosso CTO, fala sobre como a BigDataCorp se tornou referência no mercado de tecnologia do Brasil, relembra um pouco sobre o passado pioneiro da empresa nesta área e também como atuamos nos dias de hoje para manter a evolução técnica sempre ativa na BDC. Boa leitura!




--------------------------------




A BigDataCorp é uma empresa que respira e vive tecnologia. Ela está presente em tudo que fazemos, em cada parte do nosso dia a dia e nas nossas pessoas colaboradoras. Desde a nossa fundação em 2013 até os dias atuais, a tecnologia está em nosso DNA, servindo como base para tudo que construímos e entregamos para o mercado.


O background tecnológico começa com o nosso time. Thoran Rodrigues, nosso CEO e fundador, é formado em Engenharia da Computação, e mestre em Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos. E o restante dos sócios não deixa por menos. Antônio e Francisco, além de serem formados em Engenharia e Matemática, respectivamente, têm entre eles quase uma centena de anos de atuação no mercado de tecnologia brasileiro. E o Rodrigo e o Flávio, além de suas formações técnicas, trazem uma experiência prática em empresas que revolucionaram o mercado de tecnologia e de internet no Brasil, o Bondfaro e o Buscapé.


75% da nossa equipe, hoje, é composta do corpo técnico, com profissionais muito qualificados e dedicados às suas funções. Dentre eles, temos vários mestrandos, mestres e doutorandos, que além de colocar em prática no dia a dia todo o seu conhecimento teórico, também estão sempre abertos para dar suporte aos que estão iniciando nas áreas de tecnologia. Aqui, temos uma cultura muito colaborativa e, mesmo com o trabalho remoto, todos estão sempre em contato e se apoiando nas mais diversas frentes.


Como forma de fomentar o desenvolvimento e avanço da tecnologia no país, procuramos estar sempre em contato e trabalhar em colaboração com faculdades ao redor do Brasil. Na última semana, por exemplo, nosso CEO, Thoran Rodrigues, e nosso Gerente de Produtos, Rafael Adnet, participaram de palestras para universitários na XII Semana de Ciência da Computação e Tecnologia da UENF.


E é claro que, além de termos este cuidado com a comunidade, dentro de casa o investimento em desenvolvimento das nossas pessoas colaboradoras é enorme. Aqui, estamos sempre buscando ajudar todos a aprimorar suas habilidades e construir novos conhecimentos. Temos hoje um programa de grande importância para a empresa, chamado BDC Learning, que tem o foco no crescimento dos nossos colaboradores. Dentro dele, há dois pilares principais, o BDC Compartilha e o BDC Decola. O BDC Compartilha é um canal de troca de conteúdos e aprendizados entre os times, onde todos podem e são incentivados a participar. Já o BDC Decola é o nosso carro chefe quando o assunto é investimento na educação e desenvolvimento das nossas pessoas. Com ele, a empresa oferece cursos, treinamentos, workshops, coaching, palestras, livros e eventos, que vão desde temas focados em tecnologia, gestão de empresas e pessoas, até o aprimoramento de soft skills.


A nossa paixão pelo universo tecnológico se estende também para os eventos, e buscamos sempre participar e levar o time para encontros voltados para o tema. Nesse ano de 2022, somos uma das empresas que mais levará pessoas colaboradoras para o evento da AWS re:Invent, que acontece no final de novembro em Las Vegas. Além deste, vários outros eventos também contam com o nosso envolvimento, não somente como marca patrocinadora, mas com a participação ativa das nossas equipes.


Tudo isso seria apenas curiosidade sem o aspecto prático. A BigDataCorp foi uma das primeiras – e é hoje uma das maiores – usuárias de computação na nuvem no Brasil. Fomos um dos primeiros parceiros de tecnologia da AWS no país, e fomos a primeira empresa a alcançar a competência de Big Data da AWS por aqui. Além da parceria com a Amazon, somos também uma das poucas empresas que participou do programa AI Builders da Intel, com foco em alavancar negócios que empregam inteligência artificial em seus produtos e processos, e contamos ainda com parcerias com o Google, Microsoft e diversas outras “Big Techs”.


No campo da inteligência artificial, temos inovado na aplicação de Large Language Models, como o GPT-3, em problemas de negócios, e somos uma das poucas empresas nacionais com acesso às APIs mais avançadas nessa área. No universo de Big Data, além de sermos uma referência no mercado, nosso processo de captura de dados foi premiado internacionalmente e exposto em conferências de negócios e acadêmicas, e as inovações que empregamos em sua construção geraram diversas teses e publicações.


Fazer parte da BDC é extremamente importante e gratificante, pois além de integrar um time qualificado, colaborativo e que se preocupa uns com os outros, sabemos que estamos revolucionando o mercado de dados, entregando as melhores soluções para os clientes, e que estamos em constante evolução, como empresa e como equipe.



>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page