top of page
  • Foto do escritorVictor Andrade

Vida de bigger: Victor Andrade

No artigo desta semana, Victor Andrade, Analista de Desenvolvimento, nos fala um pouco sobre o início de sua carreira na área de TI, suas experiências no mercado de trabalho e como conheceu a BDC e se tornou um bigger. Traz também sua visão sobre a empresa e sobre seu dia a dia fazendo parte do time. Boa leitura!



--------------------------------



Quero iniciar esse texto dizendo que amei demais o convite para falar de algo da minha vida que possuo muito orgulho: ser um Bigger!


Olá, pessoal! Muito prazer. Sou Victor Andrade e recebi a oportunidade de contar minha história e falar um pouco sobre meu cotidiano na BigDataCorp. Bora lá! Eu tenho 26 anos e sou bacharel em Ciência da Computação pela UFRRJ e Técnico em Informática pelo CEFET/RJ. Gosto de ressaltar as instituições, pois, além de terem um papel importantíssimo na minha vida, as duas possuem unidades em (uhuu) Nova Iguaçu rsrs, o município que nasci e cresci ao lado da minha família. A presença desses polos estudantis são conquistas recentes e importantes para minha cidade e, graças a eles, eu tive o privilégio de ter acesso a uma educação pública de qualidade, mesmo morando na periferia.


Tive minha primeira experiência profissional no mesmo campus do CEFET/RJ no qual fui aluno, atuando como Técnico de Tecnologia da Informação. Consegui o emprego quando já estava na faculdade e confesso que foi um desafio e tanto conciliar o papel de estudante e de funcionário. No entanto, essa dualidade fez com que eu pudesse amadurecer bastante em muitos sentidos. Foi legal poder trabalhar onde estudei, pois eu já tinha um carinho absurdo pelo lugar e, naquele momento, eu tinha também o poder de contribuir para que ele pudesse melhorar ainda mais para as gerações seguintes de estudantes e servidores. Assim como ocorre em muitas instituições públicas, fazer parte da equipe de TI do CEFET/RJ significava atuar em absolutamente todas as áreas que demandavam nossa atenção: desde consertar impressoras até desenvolver sistemas de informação do zero.


Terminei minha graduação no final de 2020 e, apesar de ter aprendido muita coisa no CEFET/RJ, eu já sentia que não cabia mais no cargo que eu ocupava lá. Foi então que comecei a pensar como faria para conseguir um emprego que contemplasse meu nível de instrução naquele momento. Passei o ano de 2021 estudando e planejando meus próximos passos dentro da profissão. Tento me jogar no mercado ou tento fazer outro concurso público? Talvez me arriscar empreendendo? Muitas perguntas e nenhuma resposta haha. Até que em 2022, o querido Ryan Sá, meu colega de turma na faculdade - e agora também amigo de trabalho -, fez meus olhos brilharem falando da empresa em que ele estava atuando. Ouvi, então, pela primeira vez, o nome da BigDataCorp.


O mais curioso disso tudo é que eu e Ryan só nos tornamos amigos depois da faculdade. Esse contato posterior com ele me mostrou que, muitas vezes, estamos ao lado de pessoas incríveis e não conseguimos nos dar conta, seja por causa da rotina ou até mesmo pelas circunstâncias da vida. Nós ficamos um bom tempo conversando sobre nossas vidas e carreiras e ele decidiu que me indicaria para o processo seletivo da Big. Confesso que, naquele momento, eu não estava muito confiante de que conseguiria a vaga, pois enquanto meus amigos estavam vivendo o auge de suas carreiras no mercado, eu ainda me encontrava no mesmo cargo de nível técnico desde a faculdade. No entanto, ainda assim, eu faria nesse processo o que sempre fiz na vida: dar o melhor de mim.


Ao contrário do que eu pensava a respeito dos processos seletivos no mercado privado, o da BigDataCorp foi dinâmico, prático e indolor haha. Aproveito para agradecer a Janine Feitosa, Rafael Adnet, Leonardo Brito, Flávio Guarino e Tainá Carvalho, os quais estiveram presentes no meu processo e foram muito acolhedores do início ao fim. O contato com tantas pessoas da empresa nas entrevistas já poderia me dar uma prévia de como minha vida dentro da empresa seria. Sim, deu tudo certo e eu fui contratado. Era hora de dar tchau para o CEFET/RJ e para a família incrível da qual fiz parte na instituição por seis anos, e dar olá para a BDC e para meus novos parceiros de trabalho.


O início da minha era Bigger foi focado em aprender tudo o que eu podia em relação aos produtos da empresa. Inicialmente, eu iria para o time de Suporte e Automação, mas antes faria um tour pelas equipes de Produto para entender os pormenores e cumprir os requisitos para atender os clientes. Porém, minha experiência na área de Produtos acabou sendo extremamente positiva e recebi o convite para assumir uma posição numa das verticais. Nesse ponto, gostaria de agradecer ao Victor Meira, Gabriel Tonello, Gian Cardillo, Michel Oliveira e Thadeu Barros por todo o tempo em que se dispuseram para me ensinar nessa nova jornada. Hoje, já estou caminhando para um novo desafio em uma outra equipe inédita dentro da empresa. Descobri, nesse processo, que sou extremamente flexível e realmente gosto dos diferentes desafios que encontro nas equipes das quais faço parte. Em setembro, farei um ano vivendo essa experiência e a palavra que resume essa trajetória é aprendizado. Tenho aprendido muito e nada me realiza mais do que poder aprender coisas novas enquanto faço meu trabalho.


Por fim, como diz o querido Daniel Campanha, eu tenho me tornado uma espécie de "Ana Furtado" da BigDataCorp haha. Isso quer dizer que tenho me tornado capaz de lidar com as mais diferentes situações, nas mais diferentes equipes. Gosto muito desse título e sigo no objetivo de encher meu líder Rafael Adnet de orgulho <3. Gostaria de finalizar dizendo que é extremamente recompensador estar em uma empresa que te abraça, contribui para sua evolução profissional e pessoal e te dá liberdade para que você seja você mesmo. Muito obrigado a todos que compõem esse ambiente de trabalho incrível e contem comigo para continuar revolucionando o mercado de dados!




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


85 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Alexandre Barros
Alexandre Barros
Aug 24, 2023

muito legal saber um pouco mais da sua trajetória Victor, amei ler o artigo!

Like
bottom of page