top of page
  • Foto do escritorCássio Moreno

Uma cultura organizacional centrada nas pessoas!

No artigo de hoje, Cassio Moreno, Analista de Treinamento e Desenvolvimento, fala sobre a cultura da BDC e seu maior foco: as pessoas. No texto, ele aborda como a empresa coloca isso em prática, trazendo exemplos do dia a dia dos Biggers, ações realizadas para manter a cultura centrada nas pessoas e qual a importância disso. Boa leitura!



--------------------------------



A BigDataCorp é uma empresa que tem como centro de sua cultura as pessoas. No entanto, antes de nos aprofundarmos neste tema dentro da BDC, é importante abordar o que afinal significa ter uma cultura organizacional centrada nas pessoas.


No livro “Líderes se Servem por Último: Como Construir Equipes Seguras e Confiantes”, Simon Sinek explora a biologia evolutiva humana para entender como certos hormônios moldam nosso comportamento. Ele argumenta que a segurança no ambiente de trabalho, proporcionada pela liderança, é fundamental para a estabilidade e o bom desenvolvimento das equipes. A combinação desses hormônios, segundo Sinek, gera empatia, que é a palavra-chave para uma cultura centrada nas pessoas.


Na prática, aqui na BDC, criamos rituais mensais com toda a equipe para conversar sobre diversos temas, tais como:


  • Café com RH: um momento para discutir temas relevantes do mês, onde os colaboradores levantam questões do dia a dia e podem discutir junto com o time de Pessoas suas ideias.

  • Fireside Chat: trata-se de um bate-papo dinâmico com o CEO, que traz um tema específico a cada mês para apresentar aos Biggers.

  • Status Report: um momento de apresentação dos resultados da empresa, para deixar todos do time na mesma página.


Além desses momentos fixos, existem encontros e trocas orgânicas desenvolvidas pelos próprios Biggers e lideranças, como por exemplo, o Game Night, onde o time se reúne para uma noite de jogos online, que conta sempre com muita diversão e descontração.


A cultura do feedback e desenvolvimento contínuo é uma premissa para todas as lideranças e é acompanhada de perto pela área de Pessoas. Pensando em desenvolvimento, temos dois projetos que fortalecem essa cultura centrada nas pessoas: o BDC Decola e o BDC Educa.


O BDC Decola é um projeto onde disponibilizamos recursos financeiros a cada área para focar na formação dos Biggers, sendo por meio de cursos, livros, palestras, certificações etc. Já o BDC Educa é voltado para a capacitação interna, focando em compartilhar conhecimento sobre os nossos produtos e processos.


Ainda, podemos citar aqui como uma das formas em que colocamos em prática nossa cultura, as ações e campanhas de endomarketing, além da valorização e reconhecimento dos Biggers através de nossas redes sociais, onde eles entram como protagonistas, com suas vozes e rostos estampados em posts, vídeos, blogs, entre outros.


Em nossa cultura, focamos menos na hierarquização dos processos e mais na horizontalidade, permitindo que todos se sintam livres para expor suas ideias e executar projetos de forma mais fluida.


Nosso maior objetivo é quebrar paredes e construir pontes. Dia após dia, continuamos na caminhada e na luta por uma cultura cada vez mais democrática e voltada para nosso recurso mais precioso: as pessoas!


cultura centrada nas pessoas


>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page