Processos claros e definidos? Sim, por favor!
- Stefanie Ferracciu
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.
No artigo desta semana, Stefanie Ferracciu, Diretora de Pessoas, desmistifica o conceito de "processos". Para muitos, eles são vistos como sinônimo de rigidez. No entanto, ao contrário do que se pensa, quando bem implementados, os processos podem ser a chave para promover tanto o crescimento de uma empresa quanto o desenvolvimento de suas pessoas. Continue lendo para saber mais!
--------------------------------
Como Diretora de Pessoas acredito que um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa é ter processos claros e definidos. Antes que você pense em burocracia e engessamento, quero mostrar como a organização pode ser a chave para a liberdade e o crescimento não só da empresa, como também das nossas pessoas.
Qual é a diferença entre ter processos e engessar a empresa?
Já aconteceu de você ouvir a palavra "processo" e torcer o nariz? Há uma crença de que a criação de regras e fluxos de trabalho limita a criatividade e a autonomia das equipes. A verdade está longe disso: processos bem estruturados são como um mapa. Eles nos guiam, nos dão segurança e nos permitem chegar mais rápido ao nosso destino.
Ter processos claros e definidos:
Otimiza o seu tempo
Com fluxos de trabalho bem definidos, evitamos retrabalho e tomadas de decisão desnecessárias, permitindo que o time foque no que realmente importa.
Melhora a comunicação entre os envolvidos
Processos transparentes garantem que todos estejam na mesma página, evitando ruídos e mal entendidos.
Aumenta a sua produtividade
Com tarefas e responsabilidades bem definidas, cada pessoa sabe exatamente o que precisa fazer e como fazer, aumentando a eficiência do time.
Promove a autonomia
Ao contrário do que se imagina, processos claros dão mais autonomia aos colaboradores, que se sentem seguros para tomar decisões dentro do fluxo de trabalho estabelecido.
Facilita o crescimento
Com processos escaláveis, a empresa se prepara para crescer de forma organizada e sustentável, sem perder a qualidade e a eficiência.
Como garantir que os processos não engessem a empresa?
O segredo está na flexibilidade e na cultura de melhoria contínua. Os processos não são estáticos, eles precisam ser revisados e adaptados constantemente para acompanhar as mudanças do mercado e as necessidades da empresa.
Para isso, é importante envolver o time na criação dos processos, pois são eles que vivem o dia a dia e sabem dos potenciais gargalos e problemas que podem enfrentar. Além disso, incentivar o feedback periodicamente é fundamental para identificar pontos de melhoria e adaptar os processos.
Atualmente, uma forma boa de ajudar a não tornar os processos burocráticos é adotar ferramentas de gestão de processos que podem automatizar tarefas, facilitar a comunicação e garantir a transparência. Crie uma rotina de acompanhamento, no mínimo mensal, dos processos e seus indicadores, assim você consegue ter uma garantia de olhar para essa frente ao menos uma vez ao mês.
Lembre-se: processos claros e definidos são como um esqueleto: eles dão estrutura e sustentação, mas não limitam a nossa capacidade de movimento. Ao contrário, eles nos permitem ir mais longe, com mais segurança e liberdade.
Conta para a gente, como você tem lidado com os processos na sua empresa? Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários! Até o próximo post!
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!
Comments