top of page
  • Foto do escritorTainá Carvalho

Nasce um projeto: o Programa de Estágio da BDC!


No artigo desta semana, Tainá Carvalho, Especialista de Recrutamento, conta sobre mais uma vitória do time de Pessoas: nosso programa de estágio! Conheça como ele surgiu e o que rolou no primeiro ciclo deste projeto que já nasceu um sucesso! Boa leitura!




--------------------------------




O início da história: nossas pessoas estagiárias


Sempre valorizamos nossas pessoas estagiárias, e muito talento foi criado dentro de casa desde o surgimento da empresa. Pessoas que começaram como estagiárias, aprenderam, se desenvolveram e hoje atuam em diferentes cargos: de pessoas desenvolvedoras à líderes de área. Apesar disso, nunca tivemos um programa formal de estágio.


Acreditamos que a melhor forma que um estagiário tem para se desenvolver é a partir da autonomia para executar suas atividades, aprendendo na prática e tendo sempre o suporte de uma equipe disposta a ajudar. E é desse modo que formamos os nossos talentos: com protagonismo para trilhar os seus respectivos caminhos, em um ambiente em que se permite tanto a descontração, quanto o aprendizado sobre diferentes áreas e temáticas. Sejam estagiários ou efetivos, os nossos #biggers são os verdadeiros protagonistas das suas carreiras.



E assim nasceu nosso Programa de Estágio!


Entendendo a importância que a formação de boas pessoas estagiárias possui na operação da BDC, decidimos desenhar um programa de estágio, com início, meio e fim. Esse programa vinha para nos apoiar (e apoiar nossas pessoas estagiárias) neste ciclo de aprendizado e desenvolvimento. E, assim, o trabalho começou!


Foram meses de preparo, entrevistas, desenhos e redesenhos, para chegarmos a um modelo que nos ajudasse a desenvolver o potencial máximo das pessoas recém chegadas na BDC. Não só isso: mas ampará-las em suas trilhas de carreira, trazendo benefícios não só para a empresa, como também para cada uma delas (afinal, só é bom quando é bom para todos, certo?).


Com o programa desenhado e todo mundo alinhado, partimos para a melhor fase: seleção!



Fase 1: Sessão Informativa


Para a primeira rodada do nosso programa de estágio, decidimos focar em uma vertical específica: iríamos estrear nosso programa com pessoas desenvolvedoras! Em Agosto de 2022, então, iniciamos com uma cuidadosa triagem, realizada pelo time de Pessoas em conjunto com os gestores. A partir disso, selecionamos 40 pessoas para participar da Sessão Informativa: um momento muito especial com o nosso time. Neste dia, nossas pessoas candidatas puderam conhecer a história da BDC, as nossas áreas e as trajetórias de alguns dos nossos #biggers. Por fim, realizamos entrevistas com todos os 40 participantes, para conhecermos um pouco mais sobre a história de vida de cada candidato.



Fase 2: selecionando os candidatos


Após conhecermos candidatos de todos os cantos do país, fizemos a escolha de 11 pessoas estagiárias para compor o nosso time. Pautada em nossa cultura, buscamos realizar um processo seletivo diverso e inclusivo, pois reconhecemos a importância da integração de mulheres, pessoas pretas, PCDs, LGBTQIAP+, pessoas mais velhas e de diferentes localidades geográficas.


Como resultado, metade das pessoas contratadas foram mulheres, abrindo espaço para o protagonismo feminino em um espaço majoritariamente composto por homens: o da tecnologia. É a partir do olhar da diversidade que nós queremos guiar a formação dos nossos futuros profissionais e líderes, fomentando assim a nossa cultura, valores e progressão de uma empresa onde há acolhimento e respeito.



Fase 3: o início de um sonho (deu tudo certo!)


Com as 11 pessoas selecionadas, iniciamos o onboarding com gás total! Junto a isso, capacitamos nossos gestores para apoiar o crescimento e desenvolvimento das nossas pessoas, criando um ciclo de aprendizado integrado e coerente.


As novas pessoas estagiárias estão fazendo 1 mês de casa e já conseguimos ver os impactos de um programa bem estruturado e alinhado com a nossa cultura.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles que contribuíram para a operacionalização desse projeto que nos encheu de orgulho – time de Pessoas, Marketing, Captura, Tecnologia, Blabs, Produtos e demais envolvidos –, bem como às pessoas candidatas pelo interesse em fazer parte da BigDataCorp. Que venham os próximos programas de estágio!




>> Quer fazer parte do time?


Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page