No artigo de hoje, Thaís Biancatti, Analista de Marketing, compartilha um conteúdo prático e objetivo para apoiar a transformação de todos em verdadeiros aliados da causa LGBT+. Confira o texto, utilize o Guia de Bolso LGBTQIAPN+ em seu dia a dia e ajude a comunidade na luta por igualdade, respeito e liberdade para ser quem se é. Compartilhe este material com colegas e familiares, dissemine conhecimento e apoie a beleza em todas as formas de ser e amar. Boa leitura!
--------------------------------
O Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ vem para celebrar, dar visibilidade, reconhecer a importância da força e união pela diversidade e reforçar a luta por direitos iguais e respeito. No Brasil, os números mostram um cenário que ainda precisa de grandes mudanças. A pesquisa da ABGLT de 2023 aponta que 28% dos LGBTQIAPN+ já sofreram violência física devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero, e o país ainda é um dos que mais mata transexuais no mundo.
Sabemos que ainda existe muito preconceito e falta de conhecimento sobre a causa LGBTQIAPN+. Por isso, compartilho com vocês um guia prático, que traz indicações de conteúdos e personalidades inspiradoras do movimento, além de informações fundamentais para nos tornarmos verdadeiros aliados da causa!
Guia de Bolso LGBTQIAPN+
Conhecendo gênero e sexualidade
Orientação Sexual: refere-se à atração emocional, romântica ou sexual por pessoas do mesmo gênero, de gênero diferente, por mais de um gênero ou por nenhum gênero.
Identidade de Gênero: é a forma como a pessoa se identifica em relação ao gênero, que pode ou não corresponder ao sexo designado no nascimento.
Expressão de Gênero: refere-se a como uma pessoa expressa seu gênero por meio de comportamentos, vestimentas, cortes de cabelo, voz, e outros elementos externos.
Significado da sigla LGBTQIAPN+
Lésbicas: mulheres que se atraem emocional, romântica ou sexualmente por outras mulheres.
Gays: homens que se atraem emocional, romântica ou sexualmente por outros homens.
Bissexuais : pessoas que se atraem por mais de um gênero.
Transgêneros: pessoas cuja identidade de gênero é diferente do sexo atribuído no nascimento.
Queer: termo guarda-chuva para pessoas que não se identificam exclusivamente como heterossexuais e/ou cisgêneras.
Intersexuais: pessoas que nascem com características sexuais que não se encaixam nas definições típicas de masculino ou feminino.
Assexuais - Pessoas que experimentam pouca ou nenhuma atração sexual.
Pansexuais: pessoas que se atraem por outras, independentemente do gênero, orientação sexual ou expressão de gênero.
Não-binárias: pessoas cuja identidade de gênero não se encaixa exclusivamente como homem ou mulher.
Entenda e respeite nomes sociais e pronomes
Nome Social: é o nome pelo qual pessoas trans e travestis preferem ser chamadas, em vez do nome registrado no nascimento. Usar o nome social é uma forma essencial de respeito.
Pronomes: são palavras que usamos para nos referir a alguém sem usar seu nome. Respeitar e usar os pronomes corretos das pessoas é uma forma fundamental de reconhecer e validar suas identidades.
Como ser um aliado da causa
Para ser um verdadeiro aliado da causa, respeite sempre todas as pessoas - independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero -, esteja disposto a aprender constantemente sobre as questões LGBTQIAPN+, e se posicione contra atitudes e discursos LGBTfóbicos, mesmo em situações cotidianas.
Por outro lado, nunca consuma conteúdos que desrespeitam ou ridicularizam a comunidade, não faça perguntas ou comentários invasivos, como: "quando você virou gay?" ou "é só uma fase, você vai mudar", e abandone termos e expressões ofensivas ou pejorativas, como "opção sexual", "traveco" e “homossexualismo”.
Vale a pena conhecer e acompanhar
Filmes, livros e séries:
Moonlight (filme) - conta a história de um jovem negro que luta com sua identidade e sexualidade enquanto cresce em um bairro problemático de Miami.
Carol (filme) - romance entre duas mulheres na década de 1950, explorando as dificuldades e a beleza do relacionamento.
Hoje eu Quero Voltar Sozinho (filme) - conta a história de um estudante adolescente cego buscando sua independência e descobrindo sua sexualidade.
Pose (série) - mostra a cultura dos ballrooms LGBT na Nova York dos anos 80 e 90.
Orange is the New Black (série) - inclui várias personagens LGBTQIAPN+ e explora suas histórias e desafios.
Me Chame Pelo Seu Nome (livro) - trata sobre o relacionamento amoroso entre um jovem e um estudante mais velho durante um verão na Itália.
Com Amor, Simon (livro) - conta a história de um adolescente que lida com a descoberta e aceitação de sua orientação sexual.
Personalidades brasileiras:
Pabllo Vittar - cantora e drag queen brasileira, ícone da música pop e da causa LGBTQIAPN+.
Silvero Pereira - ator e diretor brasileiro, reconhecido por seu trabalho e ativismo em prol dos direitos à comunidade.
Bia Ferreira - cantora, compositora e ativista, conhecida por suas músicas que abordam questões sociais e das pessoas LGBTQIAPN+.
Linn da Quebrada - cantora, atriz e ativista, destacada por seu trabalho na representatividade e visibilidade trans.
Para concluir, reforço o quão fundamental é que todos nós, tanto membros da comunidade quanto aliados, continuemos a nos educar e a lutar por mais igualdade e respeito. Este guia é apenas um passo nessa jornada, mas nossa responsabilidade deve ser constante!
Quer conhecer mais sobre temas de diversidade e como a BDC atua nestas frentes? Confira nossa Página de Carreiras - Diversidade e Inclusão, e aproveite para baixar nossos e-books!
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!
Comments