top of page
  • Foto do escritorPablo Adriano

Comunicação: um dos valores da BDC

No artigo desta semana, Pablo Adriano, Designer de Marketing, fala como a comunicação é trabalhada dentro da BDC, sua importância para o fortalecimento dos times e do negócio, e o quanto isso impacta na cultura da empresa. Confira o artigo e saiba mais. Boa leitura!


--------------------------------



As empresas são moldadas pelas interações sociais e pelo impacto dessas interações no desenvolvimento de seus processos. As pessoas constroem relacionamentos e, a partir deles, criam entendimentos compartilhados dentro do grupo. Aqui na BigDataCorp, somos um time diverso em talento e plural em cultura. Isso garante trocas ricas, que contribuem para a criação do jeito Bigger de ser. Embora as diferenças existam (e devam existir), o time fala uma mesma língua e se preocupa em incluir quem está iniciando.


A comunicação cria a cultura


Uma cultura de comunicação aberta e eficaz promove um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas se sentem valorizadas, confiantes e comprometidas com o sucesso da empresa. A BigDataCorp tem uma cultura única formada por pessoas plurais, com foco no crescimento mútuo entre colaborador/empresa.


Os Biggers percebem que suas vozes são ouvidas, suas ideias valorizadas e que a empresa está genuinamente comprometida com seu discurso. Temos pessoas do país inteiro, o que garante uma diversidade de jeitos de ser e pensar. O que mais impressiona é que todos nós temos o sentimento de pertencimento e de fazer parte do todo, porque somos ouvidos, incluídos e incentivados a propor ideias e compartilhar nossos pensamentos.


Os meios de comunicação


O mundo pós-pandemia trouxe a oficialização do modelo home-office de trabalho em grande parte das empresas. A BDC adota e acredita nesse modelo, sendo uma empresa remote first.. No entanto, quebramos o mito de que o home-office afasta as relações. Aqui, contamos com iniciativas e canais de comunicação online que permitem a troca de mensagens, áudio e chamadas de videoconferência.


O time é divertido e unido, então sempre rola um game night para fortalecer amizades e descontrair naquela quinta-feira à noite, além de termos um canal dedicado à troca de mensagens e conversas de “copa”, o “#Copa da Big”. A centralização do time em uma só plataforma faz com que a comunicação seja direta e de fácil acesso, refletindo na performance dos processos diários internos.


Feedbacks no processo comunicativo


Feedbacks positivos são sempre bem-vindos, mas quando é negativo? Muitas vezes quando olhamos para realidade de muitas empresas, vemos que colaboradores têm receio de comunicar notícias negativas aos seus gestores, embora estas sejam necessárias. Eles acreditam que podem e devem resolver os problemas por conta própria antes que seus superiores tomem conhecimento deles. Isso leva a uma sobrecarga de responsabilidades e, consequentemente, frustrações com o trabalho.


Além disso, a comunicação é transparente e clara vindo da liderança. Temos regularmente reuniões abertas ao time para alinhamentos gerais, momentos com o time de Pessoas para propormos ideias e discutirmos melhorias e, é claro, uma proximidade muito grande entre líder e liderado, onde ninguém se sente sozinho ou com medo de expor alguma situação.


A boa comunicação entre os Biggers garante que cada um faça a sua devida parte para construir um resultado positivo para o time e para a empresa. O respeito e cordialidade sempre estão presentes nos diálogos e nas devolutivas, afinal, somos humanos e estamos sujeitos a erros e acertos. Os “abacaxis” não são resolvidos sozinhos, sempre compartilhamos os obstáculos para que outros possam também propor soluções e pontos de vista, para que juntos possamos chegar em uma melhor solução.


Por fim, a comunicação é um dos principais valores da BigDataCorp, acreditamos que saber se comunicar de forma assertiva e com respeito, com transparência, ética e livre de preconceitos, fortalece relações e solidifica nossa cultura que busca desenvolver nossas pessoas junto com nosso negócio.



>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page