top of page
  • Foto do escritorMarcela Neves

Afinal, o trabalho remoto veio para ficar?

No artigo desta semana, Marcela Neves, Analista de DP, traz fatos sobre a modalidade do trabalho remoto, como começou, ganhou forças e onde está atualmente. Além disso, traz sua visão sobre este modelo de trabalho, como essa dinâmica funciona dentro da BigDataCorp e de que forma ela impacta nas pessoas e na empresa. Boa leitura!



--------------------------------



O modelo de trabalho remoto faz parte do mercado de trabalho há mais tempo do que podemos imaginar. Algumas mudanças importantes, contudo, são bastante recentes.


Esta modalidade de trabalho surgiu na década de 70 como um modelo revolucionário, permitindo que as pessoas tivessem maior flexibilidade para trabalhar, e que as empresas se adaptassem e sobrevivessem às mudanças tecnológicas globais.


No Brasil, o trabalho remoto só foi permitido pela legislação com a Reforma Trabalhista de 2017, levando o nome de teletrabalho, onde o trabalhador poderia exercer suas atividades de qualquer lugar - e não apenas do escritório da empresa. A partir deste marco, o modelo foi ganhando cada vez mais força, surgindo também o híbrido, que mistura o presencial e o remoto.


Com a chegada da pandemia, o trabalho remoto cresceu mais de 80%, trazendo para o mercado oportunidades que antes não eram consideradas possíveis.Apesar de ainda existir resistência à adoção deste modelo por parte de várias empresas, hoje é fácil enxergar que o trabalho remoto veio para ficar. Ele oferece flexibilidade, promove um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e permite acesso a talentos globais sem as limitações geográficas tradicionais.


Além disso, os avanços tecnológicos facilitam a colaboração online, tornando o modelo remoto viável, eficiente e alinhado à cultura da empresa, proporcionando para o trabalhador um ambiente que se equipara ao presencial na empresa.


Dentre as vantagens desta modalidade, podemos destacar: flexibilidade de horário, economia de tempo e custo com deslocamento, ambiente de trabalho confortável e personalizado, qualidade de vida e maior satisfação dos trabalhadores. Também precisamos ressaltar que para se adaptar a este modelo, faz-se necessário ter disciplina, dedicação e comprometimento, para que no fim, o trabalho ocorra da melhor forma, tanto para a pessoa quanto para a empresa.


Aqui na BDC trabalhamos 100% remoto desde a pandemia, ou seja, desde 2020. Com este novo formato, conseguimos proporcionar aos biggers mais qualidade de vida, seja ela traduzida como mais tempo com a família, maior flexibilidade para a prática de atividades físicas ou cultivo de hobbies, flexibilidade para viagens e outros.


Somos um time 100% presente na parceria, no trabalho em equipe e na troca de experiências, compartilhando informações e ideias o tempo todo. A distância física não altera nosso jeito, não afeta nossa cultura e, menos ainda, nossa vontade de trabalhar e crescer junto com a empresa. No máximo bate saudades dessa equipe maravilhosa (mas sempre temos um almoço ou um café na manga para aquele tão aguardado olho no olho). Até a próxima!



>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page