top of page
  • Foto do escritorStefanie Ferracciu

A importância do feedback e alinhamento entre as equipes!

No artigo desta semana, Stefanie Ferracciu, Diretora de Pessoas, traz um tema de grande importância para as organizações: o feedback e alinhamento entre equipes. Fala, ainda, como este processo acontece dentro da BDC e os benefícios de uma cultura com pilares fortes de comunicação e espírito de equipe. Boa leitura!



--------------------------------



Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: desenvolvimento de pessoas. Aprendi em minha carreira que recrutar e desenvolver são as coisas mais importantes que um(a) líder deve fazer. Duas formas, e talvez as mais importantes, para aumentar a produtividade e a felicidade do seu time é ter uma rotina/gestão de alinhamentos e dar feedbacks constantes. Compartilho com vocês alguns dos motivos pelos quais acredito tanto nessas duas ferramentas:


Uma cultura de comunicação aberta e eficaz promove um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas se sentem valorizadas, confiantes e comprometidas com o sucesso da empresa. A BigDataCorp tem uma cultura única formada por pessoas plurais, com foco no crescimento mútuo entre colaborador/empresa.


Os Biggers percebem que suas vozes são ouvidas, suas ideias valorizadas e que a empresa está genuinamente comprometida com seu discurso. Temos pessoas do país inteiro, o que garante uma diversidade de jeitos de ser e pensar. O que mais impressiona é que todos nós temos o sentimento de pertencimento e de fazer parte do todo, porque somos ouvidos, incluídos e incentivados a propor ideias e compartilhar nossos pensamentos.


  1. Ter alinhamentos constantes (no meu time temos 3x na semana) entre as equipes ajudam a garantir que todos compreendam os desafios, objetivos e estratégias da área e da organização. Isso promove uma comunicação mais eficaz e evita mal-entendidos.

  2. O alinhamento entre as equipes permite que elas trabalhem de forma coordenada, o que é essencial para alcançar metas complexas que envolvem várias partes da organização. Um dos valores da BigDataCorp é o Trabalho em Equipe e ter a troca entre líderes e entre times faz total diferença na qualidade da entrega de projetos das áreas.

  3. Quando as equipes estão alinhadas, podem aproveitar melhor os recursos e competências umas das outras, criando sinergias que impulsionam a inovação e a eficiência.

  4. As pessoas se sentem mais motivadas quando entendem como seu trabalho contribui para os objetivos maiores da organização. O alinhamento ajuda a criar essa conexão e engajamento dos times.

  5. O feedback é uma ferramenta essencial para o aprendizado e o desenvolvimento contínuo. Ele permite que as pessoas identifiquem seus pontos de melhoria e façam ajustes para alcançar melhores resultados, no curto, médio e longo prazo. Além disso, é um ótimo momento para ressaltar os pontos fortes de cada pessoa colaboradora.

  6. O feedback ajuda a evitar erros e a orientar a pessoa/time a ajustar a rota para seguirem na direção certa.

  7. Uma cultura que valoriza o feedback construtivo e a colaboração entre equipes tende a ser mais saudável e produtiva. Isso cria um ambiente de trabalho positivo e atrativo para as pessoas colaboradoras. Aqui na BDC temos a Comunicação como um dos valores. Ele guia nosso time a se posicionar, a dar feedbacks independente do cargo e a trabalharem sempre a comunicação entre equipes e pessoas.

  8. Além de tudo isso, acredito também que o feedback desempenha um papel importante na resolução de conflitos. Quando as equipes comunicam suas preocupações de maneira construtiva, é mais provável que os problemas sejam resolvidos de forma eficaz.


Em resumo, os alinhamentos entre equipes e o feedback são fundamentais para promover a colaboração, a eficiência e o sucesso geral de uma empresa. Eles ajudam a criar uma cultura de aprendizado contínuo e a garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção para alcançar os objetivos da empresa.


Quer saber mais sobre como isso funciona na BDC? Entre em contato conosco!




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


24 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page