top of page
  • Foto do escritorNatalia Miralles

Respeito e equidade é bom e os biggers gostam!

No artigo desta semana, Natalia Miralles, Diretora de Marketing, fala sobre a importância do respeito e da equidade dentro do ambiente de trabalho, além de trazer pontos de como a BigDataCorp atua nesta frente em sua cultura e dia a dia com as pessoas colaboradoras. Confira e entenda mais sobre. Boa leitura!



--------------------------------



Já falamos bastante aqui no blog sobre diferentes aspectos da nossa cultura. Os que nos acompanham, já sabem que a cultura da BDC é única e especial, criada e moldada desde a fundação da empresa pelas diferentes pessoas que dela fazem – e fizeram – parte.


A nossa cultura e dia a dia não são perfeitos, mas são construídos de forma intencional. A cada dia vamos juntos, montando uma empresa que temos não só orgulho de fazer parte, mas que também representa o queremos deixar para o mundo: uma organização de sucesso criada por um time que é, acima de tudo, respeitado.


E isso me leva ao tema de hoje: respeito e equidade no ambiente de trabalho, ambos conceitos fundamentais para a promoção de um ambiente saudável, produtivo e inclusivo. Esses princípios não apenas fortalecem as relações entre nossas pessoas colaboradoras, como também contribuem para o sucesso da empresa a longo prazo. Vamos falar sobre isso!


O que exatamente queremos dizer com respeito no ambiente de trabalho? Segundo o dicionário online de português, respeito é “o sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de ser malcriada ou de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros”. Ter respeito para com alguém é fundamental para uma boa convivência, seja em sociedade, seja no ambiente de trabalho.


Aqui na BDC, exercemos o respeito através de algumas práticas. Conheça:


  1. Comunicação respeitosa: uma comunicação respeitosa é a base para a construção de relacionamentos saudáveis. Isso inclui ouvir atentamente, expressar opiniões de forma construtiva e tratar nossos colegas com cortesia.

  2. Respeito à diversidade: cada pessoa traz sua própria bagagem cultural, experiências e perspectivas para o local de trabalho. Respeitar a diversidade é essencial para criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e incluídos, independente de sua etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, ou outras características.

  3. Respeito ao espaço pessoal: é importante respeitar o espaço pessoal de cada membro do time, incluindo sua privacidade, opiniões e limites. Isso se aplica não apenas ao ambiente físico, mas também ao virtual.

  4. Empatia: compreender as necessidades e preocupações dos outros contribui para um ambiente mais coeso e colaborativo e é, igualmente, um sinal de respeito.


Já quando o assunto é equidade, ou seja, característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, que julga de maneira imparcial, isenta e neutra, sem tomar partidos, trabalhamos com os seguintes pilares:


  1. Igualdade de oportunidades: garantir que todas as pessoas colaboradoras tenham igualdade de oportunidades é um aspecto fundamental da equidade no trabalho. Isso envolve a promoção de um processo de recrutamento e seleção justo e a garantia de que as oportunidades de desenvolvimento estejam disponíveis para todos.

  2. Salário justo: a equidade salarial é essencial para garantir o bem estar das nossas pessoas. Aqui remuneramos em linha com o mercado e de acordo com as habilidades, experiências e responsabilidades de cada cargo, independente de gênero, raça ou qualquer outra característica.

  3. Promoção baseada no mérito: as promoções na BDC são baseadas no mérito, ao invés de favoritismos. Um processo de promoção justo ajuda a manter a motivação e o comprometimento do nosso time.

  4. Políticas claras: estabelecer políticas sólidas contra o assédio e a discriminação no local de trabalho é essencial para criar um ambiente seguro e equitativo. Garantimos que nossas pessoas se sintam seguras, colocando à disposição do time ferramentas para denúncias de qualquer forma de tratamento não adequada ao que promovemos internamente.


Como já deu para perceber, o respeito e a equidade no ambiente de trabalho são fundamentais. Eles promovem não só o bem estar das nossas pessoas, como também impulsionam a inovação, a criatividade e o desempenho da equipe como um todo. Nossa empresa e nosso time crescem sustentáveis, construindo uma base forte para ainda mais sucesso futuro.


Quer saber mais sobre a cultura BigDataCorp? Acesse nosso portal de Carreiras e mergulhe na empresa que está revolucionando o mercado de dados.


Até o próximo post!




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page