top of page
  • Foto do escritorStefanie Ferracciu

Pilar BDC: por que a diversidade é tão importante para uma empresa?

No artigo desta semana, Stefanie Ferracciu, Diretora de Pessoas, traz sua visão sobre a importância da diversidade dentro das empresas, qual o impacto disso em nosso negócio, e como a BigDataCorp está abordando o tema. Boa leitura!



--------------------------------



Para mim, falar sobre diversidade é muito importante, mas também muito difícil. É importante pois trata-se de pessoas, fala sobre o ser humano, sobre comunidade. É difícil porque são muitas as barreiras a serem quebradas para que possamos ter um mundo igualitário, com equidade e, acima de tudo, com respeito.


Recentemente lançamos o primeiro Censo de Diversidade da BigDataCorp, o que marca o início de uma jornada extremamente importante e impactante para nós. A partir do resultado desse censo, nosso próximo passo será estruturar um plano de ação com a liderança e, posteriormente, apresentar para todo o nosso time a direção que iremos tomar.


Numa avaliação prévia das respostas do censo, o que mais me chamou atenção foi entender o que os participantes acham sobre Diversidade e Inclusão. Em sua maioria, palavras como Igualdade, Respeito e Acolhimento foram as mais citadas. Isso mostra que estamos no caminho certo, nos preparando para dar os próximos passos dentro deste tema aqui na BDC.


A palavra “diversidade” possui muita força e carrega em seu significado:

  • característica ou estado do que é diverso, diferente, diversificado; não semelhante;

  • reunião do que contém vários e distintos aspectos, características ou tipos; pluralidade;

  • conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade.


Diversidade está no nosso DNA desde o início. Um de nossos valores organizacionais é curiosidade, inovação e mente aberta. Dentro dele, falamos sobre buscar a diversidade de opiniões e pontos de vistas de pessoas com background e experiências distintas. Inovação só se faz por meio da diversidade. Para uma empresa crescer, é imprescindível que esse tema seja trabalhado, ganhando cada vez mais espaço e relevância.


Vamos a um exemplo que tem impacto direto no negócio: 76% dos trabalhadores e candidatos a novas posições acreditam que a diversidade é muito importante para a evolução de uma companhia. Destes, 37% não se aplicariam a uma vaga se a companhia tivesse uma imagem ruim referente a essa questão. Então, se queremos crescer, precisamos ter um olhar humano e estratégico para este assunto.


Além disso, a diversidade nas empresas promove um ambiente de trabalho saudável, garante a motivação e o aumento da produtividade das pessoas colaboradoras, fatores que podem aumentar a competitividade da companhia frente aos seus concorrentes.


Em resumo, temos um papel fundamental na reconstrução de uma sociedade com mais equidade, igualdade e senso de comunidade, e esse papel só consegue ser exercido através do conhecimento, da troca, do debate e da ação.


Quer saber mais como funciona esse tema na BDC? Escreva para a gente!



>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page