top of page
  • Foto do escritorThaís Biancatti

Ano novo, ciclo novo. Bem-vindo, 2023!

No artigo desta semana, Thaís Biancatti, Analista de Marketing, fala um pouco sobre a chegada de 2023 e traz dicas de como criar e manter práticas para um ano mais produtivo, saudável e proveitoso. Boa leitura!




--------------------------------




2023 chegou e, com ele, a sensação de um novo ciclo começando. Sempre que o calendário muda de 31/12 para 01/01, sentimos que existe uma nova oportunidade de fazer diferente, mas nem sempre colocamos em prática ações para que as mudanças e melhorias aconteçam de fato. Por que não aproveitar essa sensação de um novo ciclo e colocar as coisas em prática? Sabemos que planejar e realizar metas não é uma tarefa fácil, por isso, aqui vão algumas dicas para tornar o ano de 2023 mais produtivo e saudável:


Tenha um momento de reflexão


Antes de qualquer outra coisa, é importante tomar um tempo para pensar e analisar o ano que passou, quais foram seus desafios, conquistas e pontos a serem melhorados. Com isso, você terá um panorama de como será a melhor forma de guiar seu novo ano e traçar metas alcançáveis, além de poder repetir ações que deram certo e mudar as que não foram tão positivas.


Finalize pendências abertas


Após seu momento de reflexão, você pode ter encontrado pendências que ficaram abertas. A melhor forma de dar início a um novo projeto é finalizar primeiro o que está em andamento, ou seja, antes de partir para os objetivos de 2023, reavalie se você não possui questões em aberto, tanto pessoais quanto profissionais.


Trace metas alcançáveis


Criar as metas e objetivos é, sem dúvidas, uma das etapas que as pessoas mais fazem no começo de um ano, no entanto, é um ponto que precisa ser feito com os pés no chão. As metas precisam ser alcançáveis e realistas, isso ajudará em seu desenvolvimento e conquista, além de evitar frustrações futuras. Uma boa forma de encontrar esse equilíbrio é a partir da metodologia SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal).


Crie e mantenha hábitos


Se você quer começar algo e quer que isso passe a fazer parte da sua rotina, faça disso um hábito. É claro que não é tão simples e é por isso que muitas vezes iniciamos uma dieta, academia, exercícios, estudos entre outros e não damos continuidade, pois a ação ainda não se tornou um hábito. O cérebro humano é mutável, quanto mais você pratica e repete algo, mais isso vai criando raízes fortificadas dentro do cérebro e ficando mais familiar e consistente, até que se torne um hábito e passe a fazer parte ativa do seu dia a dia.


Estude para a sua carreira, mas também por prazer


Adquirir e aprimorar conhecimentos é sempre uma boa ideia, tanto para sua vida profissional, quanto para a pessoal. Se você busca crescer e se desenvolver em sua carreira, é importante manter os estudos, mas para além disso, encontre temas e conteúdos que sejam interessantes para você também fora do âmbito profissional. Isso ajudará a estimular a mente e será relaxante ao mesmo tempo.


Organize seu dia a dia


A rotina pode ser algo menos cansativa e mais proveitosa quando mantemos a organização. Sabemos que para um dia produtivo no trabalho é necessário ter disciplina, cuidado com a gestão do tempo e ter as tarefas sempre organizadas. Fora da empresa é a mesma coisa, muitas vezes não temos o mesmo cuidado com nossa vida pessoal, mas para alcançar os objetivos, vale a pena replicar a organização também para o seu dia a dia além do trabalho.


Mantenha o foco e a constância


Ter foco e constância em suas atividades é extremamente importante para se chegar num objetivo. Lembre-se que, quanto mais exercitar a ação, mais ela será facilmente executada por você. Por isso, busque não desanimar e desistir quando estiver muito cansado ou passando por momentos difíceis, respeite seu momento, é claro, mas mantenha o foco no que você quer e siga constantemente para alcançar suas metas.


Cuide da sua saúde e tenha momentos de lazer


Para conseguir colocar tudo em prática você vai precisar estar com a saúde em dia. Para isso, não deixe de fazer exames de rotina, tenha uma dieta equilibrada, preste atenção nos sinais que seu corpo te dá e cuide da sua saúde mental. Além disso, tenha momentos de lazer e descanso, eles são essenciais para uma vida mais saudável e feliz.


BÔNUS: faça um “diário” de realizações


Muitas vezes não conseguimos realizar exatamente o que planejamos, no entanto, outras conquistas são alcançadas, vários desafios são vencidos ou até mudamos as prioridades, mesmo que estas não estejam em nossas metas iniciais. Para isso, uma dica legal é fazer um “diário” com anotações das realizações e momentos importantes vividos ao longo do ano, assim, no final de 2023, você poderá comparar suas metas X realizações e ter uma retrospectiva muito interessante do seu ano.


Essas são algumas dicas para ajudar a tornar nossos anseios em fatos e construir um 2023 realmente mais proveitoso e alinhado às nossas expectativas. Tem mais dicas para compartilhar com a gente? Comente aqui! :)



>> Quer fazer parte do time?


Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page