No artigo desta semana, Paula Gonzalez, Especialista de CS, traz sua visão sobre a importância de possuir os valores pessoais alinhados com os da empresa, e nos conta um pouco sobre suas experiências dentro da cultura BDC. Boa leitura!
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Percebi durante minha experiência profissional algumas qualidades importantes para o atendimento ao cliente: transparência, ética e objetividade em todas as comunicações (internas ou externas), autonomia, sustentabilidade de fluxos, processos e posicionamentos, espírito de equipe e busca pela inovação.
Esse valores se distribuem em cascata dentro da empresa, tanto nas relações entre colaboradores como na empresa em si, chegando de forma orgânica ao time operacional, que por sua vez representa a empresa para o cliente todos os dias, e traz em suas palavras e atitudes as expectativas da empresa e dos produtos:
“Qualidade total é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer - ou suplantar - as necessidades, exigências e expectativas dos clientes externos e internos das organizações.” - Oliveira (2010)
O processo de qualidade total é algo que envolve toda a organização, com todos seus departamentos e colaboradores, procurando a maximização da empresa, no sentido das satisfações interna e externa (clientes), e as possíveis melhorias ao longo do processo produtivo. Quando um colaborador não compartilha os mesmos valores que a empresa podemos encontrar atritos na delegação e realização de tarefas, além de falta de proatividade em trazer novas ideias e soluções que sejam condizentes com o momento da empresa.
Em 2022, através de feedbacks recebidos pelo time operacional, nossa equipe de desenvolvedores pôde prover novas ferramentas para reforçar a segurança e autonomia dos nossos clientes, por meio da criação de novos portais de gestão, como o Portal de User Management e o Portal de Contas. Esses Portais criaram um diferencial muito grande, e só foram possíveis porque aconteceram organicamente, devido à vivência dos valores da empresa pelos colaboradores, facilitando assim a comunicação e engajamento.
A BigDataCorp é um organismo vivo: O mercado, as demandas, perfis de clientes e tecnologia são fatores em constante evolução e mudança. Nossa cultura precisa ser bem definida para que ela prevaleça com as mudanças que a passagem de tempo traz. Por isso é de extrema importância que os colaboradores vivam a cultura e os valores da empresa.
Desde que entrei na BDC pude contribuir com minha experiência de processos que englobam a escalabilidade da operação/empresa, padronização de atendimento (com foco na qualidade, incluindo: tom de voz, processo e solução de problemas) e comunicação/alinhamento dentro das equipes de Comercial e CS. Pude fazer isso pois, além do fato de que sou uma pessoa que valoriza a eficiência inteligente e proatividade para propor soluções e inovações, estou numa empresa que também valoriza e incentiva esses pontos, fazendo com que minhas ideias sejam ouvidas e colocadas em prática.
Com a experiência positiva que tive com a BDC, compreendi que faz parte do papel da empresa proporcionar às suas pessoas colaboradoras um ambiente com uma cultura organizacional saudável e equilibrada, permitindo que tenhamos autonomia e que possamos trabalhar alinhados, tanto com os valores pessoais quanto com os profissionais.
Os meus valores pessoais estão alinhados com o da empresa, são eles:
Saúde mental (sempre em primeiro lugar);
Estar em um lugar com diversidade e inclusão;
Comprometimento com ética e moral em todos os momentos;
Fazer parte de um ambiente que me desenvolve e desafia;
Acreditar na missão e visão da empresa (caso contrário não me sinto inspirada para trabalhar);
Ter oportunidades de crescimento.
No momento que o colaborador possui a mesma cultura que a empresa isso traz benefícios para seu dia a dia, sendo na redução de stress, agilidade na tomada de decisão, proatividade eficiente e, acima de tudo, a queda no índice de burnout.
E você? Já pensou sobre seus valores pessoais e se a sua empresa os compartilha?
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