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  • Foto do escritorStefanie Ferracciu

A evolução dos processos de Pessoas no último ano


No artigo desta semana, Stefanie Ferracciu, Diretora de Pessoas, fala um pouco sobre como a área de Pessoas evoluiu no último ano. Foram muitas as conquistas e isso porque "gente" é um assunto muito importante na BigDataCorp. Leia o conteúdo e fique por dentro do que rolou. Boa leitura!



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Na BigDataCorp “gente” é o tema mais importante. São as pessoas que constroem a tecnologia, são as pessoas que criam um processo de venda encantador, são as pessoas que transformam um negócio. É a nossa gente que garante o resultado que queremos alcançar. Sem nosso time, não seríamos nada. É justamente por isso, que gostaria de, nesse post, compartilhar um pouco sobre toda a evolução que tivemos na frente "Gente e Gestão". Vem comigo!



Vamos construir o time de Pessoas!


Quando entrei na BDC, em Junho de 2021, a área era composta por uma colaboradora que tocava todas as frentes sozinha. Nessa época, a empresa - que crescia organicamente - não conseguia contratar tantas pessoas de uma só vez, então fazíamos o melhor com o recurso que tínhamos.


Na minha chegada recebi a missão de estruturar a área. Construir um departamento que pudesse sustentar o crescimento futuro da empresa, que já vislumbrava receber o seu primeiro aporte financeiro.


Para fazer isso, desenhei um plano estratégico completo, onde tracei as subáreas do área de Pessoas e a prioridade de desenvolvimento (afinal, ainda não tínhamos fôlego para fazer tudo de uma vez). Minha missão, na verdade, não era simplesmente estruturar a área, mas sim criar o time que seria responsável por proporcionar o melhor lugar para nossos colaboradores crescerem e desenvolverem seu potencial máximo.


Hoje, Setembro de 2022, nosso time cresceu junto com nossos desafios. Contamos, atualmente, com um time de 7 pessoas, uma equipe incrível que dá o seu melhor para que todos da empresa tenham o melhor.



Vamos ouvir nossa gente!


Em seguida, após estruturar nossas subáreas e iniciar a primeira leva de contratações para o time, entendi que precisávamos escutar as pessoas colaboradoras da BigDataCorp. Entendemos que era importante fazermos uma pesquisa de satisfação, tipo um termômetro, para entendermos as necessidades do nosso time.


Com os inputs da equipe, traçamos um plano de ação que incluía uma série de ações voltadas para nossas pessoas colaboradoras, como ajuste do benefício refeição, a criação de um vale-home office, treinamentos e aperfeiçoamento do time, entre tantos outros desafios identificados pela pesquisa.


E, para garantir que a roda não pare de girar, instituímos que a pesquisa de satisfação seja feita de forma recorrente, assim, garantimos o feedback constante do time: um insumo muito importante para atendermos às necessidades das nossas pessoas.



Vamos mapear nossos processos e digitalizar nossa área!


Paralelo ao plano de ação, também começamos a olhar para os processos da área de Pessoas, entendendo o que tínhamos e o que deveríamos ter. Não sei se você já teve a experiência de mapear algum processo. Parece uma tarefa simples, mas não é.

Primeiro focamos em mapear os processos existentes para, em seguida, contratar os sistemas que garantiriam que nossas atividades pudessem acontecer de forma digital. Nessa frente, fechamos com uma plataforma muito legal de recrutamento e seleção e outra para as frentes de gestão de pessoal (férias, folha de pagamento, movimentações de pessoal, benefícios, etc).


Depois, analisamos e priorizamos os novos processos e frentes para trazermos maior robustez à área, agregando sempre qualidade e agilidade. Fechamos então a parceria com uma empresa focada em saúde ocupacional, trouxemos uma plataforma para ser nosso canal de escuta, dentre outras ferramentas que pudessem nos ajudar a chegar mais perto do nosso grande objetivo.



Ações para nossas pessoas colaboradoras.


Nessa frente trabalhamos com o apoio de muitas pessoas: boa parte do time, se não todo ele, fez (e faz) parte dessa transformação. Com base no que coletamos conversando com o time BDC - seja através das pesquisas de satisfação, seja através dos nossos encontros mensais - conseguimos conquistar muita coisa! Veja algumas delas:


  • Ajustamos benefícios (como alimentação) não só uma, mas duas vezes;

  • Criamos uma agenda mensal com o time de Pessoas, o Café com o RH;

  • Criamos o vale home-office para ajudar as pessoas a montarem seu escritório em casa;

  • Criamos o kit aniversário, com o day off flexível no mês do aniversário e um mimo para os aniversariantes;

  • Estruturamos o BDC Decola, nosso programa de educação continuada;

  • Implantamos o projeto de cargos e salários;

  • Redesenhamos nossa Avaliação de Fit de Cultura, que acontece a cada 3 meses;

  • E mais várias outras pequenas conquistas que fizeram (e continuam fazendo) toda a diferença no dia a dia nos biggers!


(e isso tudo em menos de 1 ano \o/)


Fica aqui meu agradecimento a todo o time BigDataCorp por serem grandes parceiros da equipe de Pessoas e, em especial, ao meu time que toca o bumbo junto comigo para fazer isso tudo - e muito mais - acontecer. Até mais! :)



>> Quer fazer parte do time?


Confira as vagas disponíveis, aprenda sobre o processo seletivo e junte-se à nós!

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