top of page
  • Foto do escritorThaís Crispim

Uma empresa sem fronteiras: conheça a diversidade cultural dentro da BDC!

No artigo desta semana, Thais Crispim, Analista de Pessoas, nos conta mais sobre a diversidade cultural encontrada dentro da BigDataCorp, como o remote first possibilitou termos biggers de diversas localidades e traz um pouco sobre a história das regiões em que a BDC está, além de dicas de turismo, cultura e gastronomia destes locais. Boa leitura.



--------------------------------



Diversidade cultural é um tema muito presente em nossa sociedade, mas ainda pouco discutido. Ele indica o conjunto das diferentes práticas e tradições culturais existentes em uma localidade. No blog de hoje, falarei sobre diversidade cultural dentro do prisma das organizações. E olha que curioso, na etimologia da palavra “organização” já encontramos um direcionamento interessante para este tema.


“Organização” provém do grego “organon” cujo significado seria: “instrumento musical, órgão do corpo”. Para que um ministério de canto coral, por exemplo, cumpra seu objetivo comum de produzir música, é necessário que as diferentes vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) e instrumentos (violino, piano, etc) trabalhem juntos para criar a harmonia necessária à canção. Percebe que, cada voz e instrumento possui suas próprias particularidades e papéis?


Nas nossas organizações também nos deparamos com essa questão. Encontramos pessoas com diferentes características, linguagens, costumes e até mesmo de diferentes culturas que trabalham juntas enquanto codependentes para cumprir um objetivo comum. E na BigDataCorp não é diferente. Temos um time marcado por essas diferenças culturais que no fim do dia, faz com que nossa própria cultura se torne ainda mais rica.


Quando reunimos pessoas de diferentes identidades culturais, damos oportunidade para cultivar o respeito mútuo, realizar trocas de experiências genuínas, além de promover a melhor integração do time e abertura para novas perspectivas.


Poder trabalhar em um time técnico excepcional que ainda traz consigo essa diversidade cultural nos torna uma empresa criativa e inovadora em nossos processos e serviços. E tudo isso é possível graças ao nosso modelo de trabalho remote first. Devido a ele, já chegamos em quase todas as regiões brasileiras e ainda temos uma bigger marcando presença no continente Europeu.


Atualmente, estamos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro - cidade maravilhosa de onde somos originários - Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e até mesmo na Alemanha. Uau! Cada bigger representante desses estados traz consigo uma identidade cultural única, o que contribui diretamente para agregar ainda mais ao nosso negócio, trazendo experiências e bagagens diferentes, construindo assim uma empresa mais plural.


Claro que, ao adentrar esse universo, pode-se encontrar dificuldades de adaptação, mas aqui na BDC nós resolvemos isso de uma maneira incrível: por meio do nosso espírito de equipe. Inclusive é algo tão forte dentro da empresa que se tornou um dos nossos pilares de cultura.


Nós formamos de fato um time e trabalhamos em equipe, estamos sempre abertos para ajudar um ao outro, inclusive essa é uma característica muito forte aqui dentro. É nítido perceber o quanto os biggers se apoiam e se ajudam no dia a dia. Entendemos que fazemos parte de um corpo e isso nos motiva a estarmos conectados, nutrindo esse sentimento de pertencimento.


Ah, e eu não poderia deixar de citar um pouco mais sobre essa pluralidade regional dos nossos biggers e te contar as maravilhas que você pode encontrar em cada região. Vem comigo e conheça um pouco mais:


Região Sudeste: a BDC nasceu nessa região, na cidade do Rio de Janeiro. Não poderia ser em um local mais maravilhoso, não é? No Sudeste se localiza a maior parte dos nossos biggers. É o local mais populoso do país, onde se concentra a maior porcentagem do pólo econômico do Brasil. Essa região possui influência de diferentes povos: indígena, negra, europeia e asiática. Aqui você encontra muitas atrações para se divertir durante o ano todo e o mais legal, tem entretenimento para todos os gostos.


Se você curte "praiar’’, você vai se surpreender com as praias do RJ, como: Copacabana, Arraial do Cabo e Paraty, para citar algumas, sem contar nas paisagens incríveis que você se encontra na capital. Agora, se está buscando por um lugar mais calmo e romântico, que tal se aventurar em Campos do Jordão ou no Lavandário em Cunha, ambas cidades paulistas? Temos também muitos centros históricos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, como as cidades de Vila Velha, Ouro Preto, São João del-Rei, entre outras. São muitas opções mesmo!


Região Sul: é a segunda região que mais residem os biggers. Nessa região temos uma presença forte da cultura europeia, devido ao processo de colonização, que vai desde os estilos arquitetônicos até mesmo à gastronomia. Sem dúvidas é a região mais gelada entre as outras regiões brasileiras, mas só no clima porque os biggers da região Sul tem um coração quentinho, rs.


Também é um local muito rico em termos de entretenimento, possui diversas possibilidades de ecoturismo e muitos parques de diversão, sendo o mais famoso deles, o Beto Carrero World que fica no estado de Santa Catarina. Você também pode passear por belas cidades como Gramado e Canela no Rio Grande do Sul e ainda encontrar locais onde é possível desfrutar de lindas praias, como a Ilha do Mel localizada no Paraná, além do famoso Jardim Botânico de Curitiba.


Região Nordeste: essa região é a maior em termos de extensão e possui um clima bastante peculiar. Devido a localidade no mapa mundial, a região Nordeste possui o clima semiárido, o que faz chover muito pouco ao longo do ano e passar por poucas variações de temperatura. Lá é possível desfrutar das mais belas paisagens do país, sendo o turismo uma das principais atividades econômicas do local. Alguns dos destinos mais procurados pelos turistas são os Lençóis Maranhenses, a Vila de Jericoacoara, o Morro de São Paulo, Porto de Galinhas, sem contar no Arquipélago de Fernando de Noronha que convenhamos, quem nunca teve vontade de conhecer?


No Nordeste também encontramos uma gastronomia muito rica, sendo o Acarajé, Vatapá e a Tapioca, alguns dos mais famosos pratos. Mas se você for pra lá experimentar alguma dessas delícias nordestinas não se esqueça de que a expressão “quente” significa apimentado haha.


Região Centro-Oeste: Por fim, chegamos à última região brasileira em que encontramos biggers até o momento: a Região Centro-Oeste. Esse local é um dos grandes produtores agrícolas e pecuaristas do país. Podemos encontrar muitas fazendas por lá, mas em comparação com outras regiões, é a menos povoada. É aqui que também se localiza Brasília, a capital do Brasil.


Em termos culturais, é uma região muito rica que sofre influência do povo indígena, europeu e possui muitos aspectos religiosos em sua cultura. Por exemplo, a famosa procissão do fogaréu que acontece na Páscoa, na cidade de Goiás.Nessa região também encontramos uma presença muito forte da música sertaneja, sendo que muitas duplas famosas brasileiras nasceram nestas cidades. Você também encontra diversas formas de turismo, como a Chapada dos Guimarães, o famoso Pantanal, a cidade de Bonito que encanta os turistas por suas belezas como a Gruta Azul, a Praia da Figueira e o rio Sucuri, para citar algumas das possibilidades.


Além disso, aqui dentro da BDC você ainda tem a possibilidade de conviver com a cultura alemã de pertinho por meio de uma bigger que reside lá. A Alemanha é um dos países europeus mais populosos e ricos. Viajar pela Alemanha é um prato cheio de várias experiências, as cidades mais procuradas pelos turistas são Berlim, Munique, Hamburgo, Nuremberg e Frankfurt. Em termos gastronômicos, a cerveja e o bolo floresta negra são um marco culinário da Alemanha.


Bem, vocês percebem quantas origens culturais diferentes podemos encontrar dentro de uma organização? Aqui na BigDataCorp acreditamos que cada pessoa, com suas diferentes identidades culturais pode contribuir de forma significativa para nosso objetivo comum, que é impulsionar o mercado de dados. É disso que a BDC é feita: de histórias ricas e de pessoas extraordinárias!





>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page