No artigo desta semana, Thaís Biancatti, Analista de Marketing, fala sobre a campanha do Novembro Azul, desde seu surgimento e chegada ao Brasil, seu propósito, e dicas importantes para a saúde masculina. Boa leitura!
--------------------------------
O mês de novembro é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Novembro Azul. Este movimento, que ganhou força ao redor do mundo, tem como objetivo principal alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul teve início na Austrália, no ano de 2003 e, com o tempo, a ideia se transformou em uma campanha anual que se espalhou por diversos países.
No Brasil, a campanha foi introduzida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Desde então, o país aderiu a campanha com entusiasmo, promovendo eventos, palestras e ações de conscientização ao longo do mês de novembro.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens todos os anos no Brasil. Apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens com diagnóstico prévio e com o devido acompanhamento médico, as taxas de sobrevivência tendem a ser bastante elevadas.
Para prevenir o câncer de próstata, é essencial adotar um estilo de vida saudável. Veja algumas dicas:
Consumir uma alimentação balanceada: uma dieta rica em frutas, vegetais, e pobre em gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco.
Realize atividades físicas regularmente: a prática regular de exercícios físicos pode contribuir para a prevenção de várias doenças, incluindo o câncer de próstata.
Evite o tabagismo e consumo excessivo de álcool: ambos estão relacionados a um maior risco de câncer.
Realize consultas médicas regulares: homens devem fazer check-ups periódicos e, a partir dos 50 anos, exames específicos para detecção precoce do câncer de próstata.
O Novembro Azul é uma campanha fundamental para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com a disseminação de informações e a adoção de hábitos saudáveis, é possível reduzir a incidência e a taxa de mortalidade por essa doença, promovendo uma vida mais longa e saudável para os homens.
Compartilhe informações e quebre tabus, a conscientização e auto cuidado salvam vidas!
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!
Comments