top of page
  • Foto do escritorÂngela Carvalho

Vida de Bigger: Ângela Carvalho

No artigo desta semana - especial Dia do Estagiário - Ângela Carvalho, Estagiária de Parcerias, compartilha sua caminhada pessoal e profissional, nos apresentando um pouquinho sobre quem ela é, o que gosta de fazer, seus valores de vida, áreas de interesse, momentos de reflexão e de mudanças, até as novas etapas dentro de sua trajetória. Ainda, traz sua visão sobre a BDC e como está sendo sua experiência, até o momento, estagiando aqui. Boa leitura!



--------------------------------



Olá pessoal, sou a Ângela, nova estagiária do time de Parceiras da BDC. Hoje venho aqui para contar um pouquinho da minha caminhada até aqui. Então, senta que lá vem história…👀 hehe.


Bom, minha vida profissional começou bem cedo, aos 14 anos, quando decidi que queria um emprego. "Por que tão cedo?", você pode se perguntar. A resposta é simples: cabelos coloridos. É, admito que este seja um motivo um pouco diferente do habitual para começar a busca por um emprego hehe, mas é a realidade. Desde aquela época, eu sonhava em ter um cabelo super colorido, mas meus pais não podiam pagar. E, mais tarde, entendi o motivo – é caro😪!


Encontrei um programa de jovem aprendiz em uma empresa pública, passei pelo processo seletivo e consegui a vaga. O salário era de R$600,00 por mês. Fiquei muito feliz, porque conseguia ajudar em casa e ter meu próprio dinheiro. Não era muito, mas meus pais ficaram assim:😎 hahaha.


Aprendi muito sobre comunicação, pois meu trabalho na empresa era atender pessoas na recepção. Foi divertido e conheci muita gente! Durante o ensino médio, continuei trabalhando, participando de outros programas de jovem aprendiz e fiz alguns estágios. Isso foi importante não só para eu ter autonomia financeira, mas também para entender mais sobre o mercado de trabalho, profissão, carreira e aprender com pessoas mais experientes.


Logo que terminei o ensino médio, já sabia o que queria fazer e encontrei na administração o caminho a seguir. Ingressei em uma universidade privada como bolsista integral, após conquistar o segundo lugar no vestibular. Com a faculdade, vieram novos estágios, que dessa vez exigiam mais habilidades e conhecimento, pois já abordavam muito do que eu estava aprendendo no curso. Sou fã da prática aliada à teoria em tempo real – é na prática que entendemos como as coisas realmente funcionam - por isso, sempre fiquei muito entusiasmada com os novos desafios que surgiam.


Após concluir a faculdade, ingressei de forma efetiva na área de negócios. Mas, como nem tudo são flores, o ambiente em que estava inserida não permitia que eu expusesse meus gostos e personalidade, como os cabelos coloridos, minhas camisetas de banda, entre outros. Tive que adotar uma postura e estilo diferentes da minha verdadeira essência.


Foram três anos atuando na área, uma pós-graduação concluída e muitos aprendizados. No entanto, eu estava num momento um tanto complicado, sentia que poderia ter um burnout a qualquer momento… Além disso, me sentia reprimida e me questionava o tempo todo: "não estou mais curtindo o que faço, por que ainda estou aqui?"


Nesse período, poucas coisas me animavam. Já não saía muito porque vivia em função do trabalho, o típico "vivendo para trabalhar". Eu não tinha flexibilidade nos horários e por isso também não conseguia ter um equilíbrio de vida ou, ainda, cuidar como deveria da minha saúde. Nos finais de semana, o tempo de qualidade que tinha era dedicado às minhas gatas, mas ainda assim não era muito. Além disso, sendo parte da comunidade LGBTQIAPN+, não me sentia à vontade para me expressar, apoiar e ser ativa na comunidade, pois meu ambiente de trabalho era pouco receptivo a essas pautas. Em resumo, eu estava inserida em uma cultura que não condizia com as minhas ideias, valores e hábitos.


O que fiz com isso tudo? Entendi que era uma oportunidade para construir uma nova etapa em minha carreira e me aprofundar mais na parte técnica de projetos com produtos inovadores, algo que sempre me interessou. Dediquei três meses para estudar para o vestibular da Universidade Federal e passei em terceiro lugar no curso de Computação. Nesse período, me envolvi com projetos de jogos e pude entender mais sobre o processo de gerenciamento, o que foi uma experiência enriquecedora e melhorou minhas habilidades técnicas.



Descobrindo a BDC


Em um dia comum, dando uma espiada no LinkedIn, vi o programa de estágio da BDC. Achei Interessante e fui pesquisar mais sobre a empresa, a cultura, pessoas, valores e etc. Me identifiquei bastante e senti que poderia ser o lugar certo para eu dar novos passos na minha carreira. Resolvi então me inscrever para a vaga e, já no processo seletivo percebi que o ambiente de trabalho era diferenciado, foi desde o início muito tranquilo e acolhedor. Até então, minhas experiências não tinham sido assim. Confesso que, quando fui aprovada, levei um tempo para acreditar. Mas era real e, é claro, fiquei extremamente feliz!


O estágio na Big tem superado todas as minhas expectativas. Eu buscava uma experiência que proporcionasse aprendizado e me permitisse estudar com tranquilidade, mas encontrei muito mais: um ambiente seguro, diverso, que incentiva os estudos e deixa claro a importância do conhecimento. Além disso, aqui as pessoas são muito transparentes e unidas, uma constante fonte constante de aprendizados, trocas e desafios que me estimulam a ir além, sempre respeitando os interesses, ritmo, personalidades e ideias de todos os Biggers. Pode ser clichê, mas eu não poderia deixar de agradecer a minha equipe e a toda a BDC por essa oportunidade!


Ver como as coisas evoluem e fluem sem pressão, com cada um cumprindo seu papel e entendendo que todos fazem parte do que torna a empresa o que ela é, é verdadeiramente inspirador. Durante esta caminhada que estou trilhando na Big, posso afirmar que isso é raro de encontrar e vivenciar. Tudo isso só é possível graças a pessoas extraordinárias e experiências únicas, que estão presentes desde o processo seletivo até as práticas do dia a dia.


Tenho um orgulho imenso de ter chegado até aqui, sendo exatamente quem sou, com meu cabelo pink e meu jeitão nerd. E, diga-se de passagem, encontrei nesta empresa pessoas tão nerds quanto eu - vide as noites de jogos.😂🎮


Finalmente, tenho liberdade para me expressar e ser autêntica, com a certeza de estar em um ambiente que valoriza e apoia isso. E o melhor: esse é apenas o início de uma jornada cheia de desafios enriquecedores e conquistas com a Big! <3




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page