top of page
  • Foto do escritorDaniele Santos

Inovação, criatividade e mulheres na tecnologia: comemorando datas significativas!

No artigo desta semana, Daniele Santos, Arquiteta de Soluções, fala sobre duas importantes datas: Dia Mundial da Criatividade e Inovação e Dia Internacional das Meninas em Tecnologia da Informação e Comunicação. Além de informações valiosas, ela compartilha um pouco de sua trajetória dentro da área da Tecnologia e deixa sua mensagem de encorajamento e inspiração acerca dos temas. Boa leitura!



--------------------------------



Oi, pessoal! Eu sou a Dani, Arquiteta de Soluções aqui na Big, e estou muito animada em falar um pouco sobre a importância de duas datas que estão 100% ligadas à nossa empresa: Dia Mundial da Criatividade e Inovação, 21 de abril, e Dia Internacional das Meninas em Tecnologia da Informação e Comunicação, 27 de abril.


O Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi estabelecido em 2017 pela UNESCO como uma homenagem ao legado de visionários como Albert Einstein, que uma vez disse que "a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Desde então, o dia 21 de abril tem sido uma oportunidade para celebrarmos o poder da inovação em impulsionar o progresso humano das mais diversas formas.


Hoje, mais do que nunca, enfrentamos desafios complexos que exigem soluções criativas e inovadoras. A Amazon, por exemplo, começou como uma livraria online e atualmente é uma das empresas mais inovadoras do mundo, com uma variedade infinita de produtos e serviços.


E falando em inovação, não podemos deixar de mencionar a nossa própria empresa, BigDataCorp, que alcançou a liderança no cenário de tecnologia de dados. Desde a nossa fundação até os dias de hoje, carregamos uma visão ambiciosa de utilizar o poder dos dados para impulsionar o crescimento e o sucesso de diferentes negócios e setores. Nossa capacidade de capturar e estruturar massivamente dados públicos da internet tornaram a BDC pioneira nessa área. Conforme nosso propósito, a Big continua sua evolução desenvolvendo tecnologias avançadas de mineração de dados, análise preditiva e inteligência artificial, prestando apoio para nossos clientes nas tomadas de decisões de forma segura, estratégica e baseada em dados, moldando o futuro dos negócios com base em informações precisas e valiosas.


Já em se tratando do Dia Internacional das Meninas em Tecnologia da Informação e Comunicação, posso afirmar que é uma data da qual tenho, particularmente, grande orgulho. Estabelecido em 2014 pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), este dia foca em destacar a importância de promovermos a participação das meninas e mulheres nas áreas de tecnologia e de comunicação.


Desde que foi estabelecido, o Dia Internacional das Meninas em TI tem sido uma ferramenta para inspirar jovens mulheres a se capacitarem e seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Como disse Sheryl Sandberg, COO do Facebook: "Nós precisamos de mulheres em todos os níveis, incluindo o topo, para mudar a dinâmica, reformular a conversa, para garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e atendidas, não esquecidas ou ignoradas”. Sabendo o quanto a diversidade de pensamentos é importante e reconhecendo o potencial das mulheres, esta data vem como um reforço e um incentivo adicional nessa caminhada evolutiva em que todas nós, mulheres, estamos trilhando.


Minha própria jornada na tecnologia começou em 2004, quando me vi mergulhando em aulas de informática, mesmo enquanto cursava Turismo. Foi uma decisão que mudou de forma muito positiva minha vida e me levou aonde estou hoje. Desde a minha decisão em entrar neste campo, enfrentei alguns desafios como, por exemplo, ser uma das poucas mulheres em salas de aula e equipes de trabalho dominadas por homens, e até mesmo não me sentir levada tão a sério em diferentes situações. No entanto, nunca desisti do meu objetivo de seguir minha paixão pela tecnologia e poder incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo.


Sou muito grata por fazer parte do time da BigDataCorp, pois aqui a diversidade é valorizada e incentivada sempre. Além disso, a empresa é extremamente comprometida em manter um ambiente inclusivo e livre de preconceitos para todos nós. Aqui, mulheres como eu têm a oportunidade de prosperar e fazer a diferença no mundo da tecnologia e da inovação.


Celebrar essas datas é, para mim, uma forma de estimular e encorajar todas as meninas e mulheres a seguirem suas carreiras dos sonhos, seja na Engenharia, na Comunicação, na Medicina, nas Artes e, é claro, nas áreas de Tecnologia. Se a minha trajetória servir de inspiração, então estou cumprindo meu objetivo.


E lembre-se sempre: o universo da tecnologia é para todos e todas. Vamos continuar avançando e evoluindo, juntos podemos ir mais longe!




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page