top of page
  • Foto do escritorStefanie Ferracciu

Afinal, por que devemos promover a Diversidade e a Inclusão nas empresas?

No artigo de hoje, Stefanie Ferracciu, Diretora de Pessoas, aborda a importância de promover a diversidade e a inclusão dentro das empresas e explica os motivos pelos quais isso deve ser feito. Ainda, ao longo do artigo, ela traz diversas formas para apoiar no desenvolvimento de ações e políticas de D&I, olhando para a empresa como um todo, para equipes de Pessoas/RH e para etapas dos processos de recrutamento e seleção. Confira e boa leitura!



--------------------------------



Estamos no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, momento em que esta causa fica sob a luz de debates, iniciativas - como eventos e palestras, além de nos reforçar o quanto as lutas da comunidade são necessárias e como nós, enquanto aliados, precisamos verdadeiramente abraçar e apoiar o movimento. Em adição a isso, traz também a reflexão da importância da diversidade e da inclusão como um todo.


Pensando nisso, gostaria de trazer aqui uma pergunta sobre um tema de grande relevância, não só para mim, mas como para a BigDataCorp e nossas pessoas colaboradoras: Afinal, por que é tão importante promover a Diversidade e a Inclusão nas empresas?


Bom, sabemos que o tema é essencial por uma série de razões - tanto éticas quanto práticas. Para me aprofundar mais, compartilho aqui um pouco sobre como e por que a promoção destas frentes devem ser feitas.


Como promover D&I nas Organizações?


Quando olhamos para processos da área de Recursos Humanos, temos muitas oportunidades para trabalhar a diversidade e inclusão dentro de uma empresa. Conheça mais sobre como colocar isso em prática:


  1. Desenvolver e aplicar práticas e políticas sobre o tema: isso inclui abordagens diretas contra discriminação, assédio e preconceito, além de promover a equidade de oportunidades.

  2. Fazer treinamentos regulares sobre o assunto para todos os níveis hierárquicos: estas ações ajudam a educar as pessoas sobre a importância dessas questões e como contribuir para um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.

  3. Estruturar um recrutamento com um olhar mais diversificado: implementar práticas de recrutamento que busquem ativamente candidatos(as) de diversas origens, etnias, culturas e identidades.

  4. Fomente uma cultura organizacional inclusiva: isso pode ser feito através de programas de mentorias, grupos de afinidade e eventos culturais.

  5. Monitore regularmente o progresso das iniciativas: essa etapa inclui a coleta de dados sobre a diversidade da força de trabalho e a satisfação dos funcionários, além de ajustes contínuos nas políticas e práticas conforme necessário, sempre com foco em melhorias.

  6. Dissemine conhecimento e mantenha-se aberto a ouvir suas pessoas: por meio de comunicações, ações e campanhas, leve aos colaboradores cada vez mais informações sobre os temas e convide-os para falar também. É importante que essa troca seja compartilhada e que a empresa mantenha-se aberta e acolhedora.


Algumas dicas adicionais que poderão auxiliar na hora do recrutamento e seleção:


  • Na descrição da posição, utilize uma linguagem mais neutra e enfatize como é trabalhado o tema da diversidade na sua empresa;

  • Realize um treinamento sobre viés inconsciente (que são preconceitos ou pensamentos tendenciosos sobre algo ou alguém) com as pessoas que fazem parte de alguma etapa do processo de recrutamento e seleção - desde o time de RH e gestores, até os demais colaboradores envolvidos;

  • Amplie os canais de recrutamento, fazendo parcerias com organizações diversas, feiras de emprego e eventos comunitários;

  • Estruture e acompanhe indicadores: estabeleça metas claras de diversidade e visualize o desempenho, para dessa forma medir o progresso no recrutamento de talentos diversos;

  • Crie programas de entrada (como estágio e trainee) com foco em aspectos da diversidade.


Por que realizar a promoção de D&I nas empresas?

Ter uma organização mais diversa e inclusiva é, sem dúvidas, um motor importante para o desempenho e para a inovação da empresa, porém, para além disso, trata-se de responsabilidade social e ética, criando oportunidades dignas de emprego para diferentes pessoas que ainda sofrem com a discriminação e falta de igualdade. Em outras palavras, a empresa ganha com uma diversidade de pensamentos, bagagens e experiências, e a sociedade marginalizada ganha espaço para crescer e se desenvolver de forma mais justa e igualitária.


Aqui vão mais alguns dos motivos pelos quais você deve promover a diversidade e a inclusão na sua empresa:


  1. Inovação e Criatividade: a diversidade de perspectivas e experiências fomenta a inovação e a criatividade. Grupos diversificados tendem a abordar problemas de maneiras novas e inovadoras, levando a soluções mais eficazes.

  2. Responsabilidade Social: promover a diversidade e a inclusão é uma questão de justiça e equidade. As organizações têm a responsabilidade de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, refletindo esses valores em suas práticas internas.

  3. Atração e Retenção de Talentos: organizações que valorizam a diversidade e a inclusão são mais atraentes para os talentos, ou seja, as pessoas são mais propensas a se candidatarem e permanecerem em empresas onde sentem que são valorizadas e respeitadas.

  4. Reputação e Imagem de Marca: além de todos os motivos citados, ainda existem os ganhos sobre a imagem da marca. Empresas que promovem a diversidade e a inclusão, ao demonstrarem seu verdadeiro compromisso com as causas, podem resultar em maior lealdade dos clientes, melhores relações públicas e uma vantagem competitiva no mercado.

  5. Melhoria do Desempenho: estudos mostram que empresas com maior diversidade tendem a ter melhor desempenho financeiro. Isso se deve à maior gama de habilidades, experiências e perspectivas que contribuem para decisões mais informadas e estratégias mais robustas. Compartilho abaixo alguns estudos sobre o assunto:

    1. Estudo da McKinsey & Company (2020): "As empresas que se encontram no quartil superior para diversidade étnica e cultural entre os executivos têm 36% mais chances de ter uma rentabilidade acima da média da indústria. A diversidade de gênero também mostrou um impacto significativo, com empresas no quartil superior tendo 25% mais chances de ter um desempenho financeiro superior." Fonte: McKinsey & Company. "Diversity Wins: How Inclusion Matters."

    2. Relatório da Boston Consulting Group (2018): "Empresas com equipes de gestão diversificadas têm 19% mais receita devido à inovação. Este aumento é significativo em setores onde a inovação é a chave para o crescimento." Fonte: Boston Consulting Group. "How Diverse Leadership Teams Boost Innovation."

    3. Pesquisa da Deloitte (2017): "Organizações com culturas inclusivas têm 2,3 vezes mais chances de serem líderes em inovação no mercado. Elas também têm 3,8 vezes mais chances de serem capazes de lidar com mudanças no mercado." Fonte: Deloitte. "The Diversity and Inclusion Revolution: Eight Powerful Truths."


Diante disso, a resposta para minha pergunta inicial “afinal, por que é tão importante promover a Diversidade e a Inclusão nas empresas?” é: porque a promoção de D&I nas organizações trata-se de uma relação win-win.


A empresa tem seus ganhos através de talentos diversos com as mais diferentes bagagens e experiências, potencializando seu desempenho, sua inovação e tornando-se mais sustentável. Já as pessoas que, por preconceitos enraizados, muitas vezes não conseguem boas oportunidades, ganham espaços para crescerem em carreiras sólidas dentro de ambientes acolhedores. Dessa forma, em conjunto, damos um passo a mais no caminho pela justiça e igualdade, além de aumentar o sucesso e produtividade dentro das empresas.


Quer saber mais como a BDC trabalha Diversidade e Inclusão? Acesse a nossa Página de Carreiras.




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page