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A Importância de Avaliações de Desempenho e Pesquisas de Clima nas Empresas

No artigo de hoje, Natalia Miralles, Diretora de Marketing, compartilha a importância da aplicação de Avalições de Desempenho e Pesquisas de Clima nas empresas, pontuando como elas podem auxiliar para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras e da própria organização. Ao longo do artigo, ela aborda cada um dos temas de forma mais aprofundada e traz motivos relevantes para tornar as avaliações e pesquisas parte do calendário das empresas. Boa leitura!



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O modus operandi do trabalho mudou – e muito – nas últimas décadas. Do taylorismo ao híbrido, a forma como lidamos com o trabalho e o que ele representa em nossas vidas passou - e continua passando - por transformações profundas, especialmente no pós pandemia (onde algumas empresas passaram do híbrido para o 100% remoto – como foi o caso da BigDataCorp).


De tudo isso, uma coisa é certa: nunca se falou tanto sobre o bem-estar das pessoas colaboradoras de uma empresa. Só levou o que? 1, 2 séculos para as empresas perceberem que pessoas satisfeitas são mais produtivas? RISOS. Deixando a ironia de lado, o bem-estar e a satisfação dos indivíduos é crucial para o sucesso organizacional. Nesse contexto, as Avaliações de Desempenho e as Pesquisas de Clima são ferramentas fundamentais para entender, medir e melhorar o ambiente de trabalho. Vamos falar sobre isso neste artigo, porém, antes, é preciso entender o conceito por trás de cada terminologia:


Sobre Clima Organizacional


O clima organizacional refere-se ao ambiente percebido pelos colaboradores dentro de uma empresa. Envolve aspectos como cultura, políticas internas, relacionamentos interpessoais, liderança, comunicação e oportunidades de crescimento. Um clima positivo promove a motivação, engajamento e produtividade dos times, enquanto um clima negativo pode resultar em baixo desempenho, desmotivação e até mesmo gerar uma alta rotatividade de pessoas colaboradoras de uma empresa.


Sobre Avaliações e Pesquisas

Avaliações e pesquisas, de forma geral, são ferramentas usadas para se obter feedback sobre diversos aspectos da empresa e da equipe. Elas permitem identificar pontos fortes a serem preservados e áreas de melhoria que necessitam de atenção, tanto por parte da empresa, quanto pelas pessoas colaboradoras. Ao coletar dados de forma estruturada, as organizações conseguem tomar decisões mais informadas e alinhadas com as expectativas e necessidades do seu time.


Mas e na prática, como funciona?

Bom, sabemos que o mercado mudou, as pessoas mudaram, a forma como trabalhamos e o espaço que permitimos que o trabalho ocupe em nossas vidas também mudaram. As pessoas buscam empresas que estejam alinhadas com suas principais aspirações e valores e, refletindo essa demanda, as empresas vão se transformando e assumindo uma identidade, uma cultura - para além dos papéis - e um ambiente único.


Existem empresas famosas por pagarem altos salários, mas, em contrapartida, com uma carga de trabalho elevada. Outras que são famosas por suas possibilidades infinitas de evolução em termos de carreiras, outras pela sua diversidade e preocupação com seu meio e, ainda, as famosas por prometerem ambientes divertidos e acolhedores, mas entregarem justamente o contrário. Tem também aquelas que visam transformar o seu mercado de atuação, sem lesar o bem-estar de seu time, como é o caso da BigDataCorp, onde temos um clima agradável, com foco no equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, que pratica de fato o que prega em sua cultura e valores, e possui um pacote de benefícios em linha com o mercado.


Por que estou falando isso tudo? Porque é nesse contexto que as avaliações e pesquisas de clima entram. A avaliação de desempenho é um momento para que as pessoas colaboradoras possam expressar seus pontos fortes, compreender áreas de melhoria e criar bases para feedbacks construtivos. Além disso, possibilita que a empresa analise o perfil e aderência dos colaboradores com a sua cultura, e ainda possa atuar frente às necessidades do time.


Já a pesquisa de clima disponibiliza um espaço para que a equipe traga sua visão sobre a empresa, como os pontos positivos e os de melhoria, suas expectativas, etc. Com isso, a empresa possui uma valiosa fonte para compreender a satisfação e motivação de suas pessoas, e tomar ações frente a seus pontos fracos.


Na BDC, a avaliação de desempenho e pesquisa de clima são parte do calendário. Usadas em conjunto, garantimos não só um melhor desempenho da empresa, como também criamos um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e motivador. Em última análise, isso se reflete não apenas nos resultados financeiros, mas na reputação e na sustentabilidade do negócio como um todo.


Eu, como líder de uma área dentro da BigDataCorp, enxergo as avaliações como oportunidades que temos de “pausar” o dia a dia e entender como estamos operando enquanto pessoas colaboradoras. É também uma oportunidade que temos de entender gargalos – e também pontos positivos – da empresa da qual fazemos parte.


Com isso, conseguimos entender onde, e o quão sintonizados, estamos enquanto equipe e como empresa. Esses momentos de aprofundamento e reflexão são fundamentais para a prosperidade do negócio e o desenvolvimento das pessoas colaboradoras.




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